Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas Frequentes > GRU - Guia de Recolhimento da União > Como faço para emitir GRU de TFAC ou de multa?
conteúdo

Como faço para emitir GRU de TFAC ou de multa?

publicado 02/06/2020 16h45, última modificação 09/03/2021 16h31

Para emissão de GRU de TFAC (Taxa de Fiscalização da Aviação Civil) ou de multa, acesse o site: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/acesso-rapido/guia-de-recolhimento-da-uniao, por meio do navegador Internet Explorer (obrigatoriamente). Além disso, o software Acrobat Reader deve estar instalado para abrir a GRU.

1. Caso você deseje pagar uma GRU referente à Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC):

I. Desative o bloqueador de pop-ups de seu navegador e clique no link “clique aqui para pesquisar as TFAC e gerar GRU”

II. Na lista de serviços que é apresentada, clique no serviço desejado, preencha o campo “Quantidade de documentos a serem pagos” e acione o ícone da calculadora para que o valor total seja calculado.

Por exemplo, para emitir a GRU da TFAC “INSC. P/EX DE CONHECIMENTO TEÓRICO NAS LIC. E/OU HAB.: MV, PCAV, PCH, PLAV, PLAH, PAG, INV E IFR (POR CARTÃO)”, referente a taxa para realização de prova de piloto, o campo “Quantidade de documentos a serem pagos” deve ser preenchido com o número de cartões (matérias) da prova a ser realizada.

III. Em seguida, informe o CPF/ CNPJ e o nome do contribuinte e clique em “confirmar” para gerar o boleto.

2. Caso você deseje pagar uma GRU referente à multa:

I. Desative o bloqueador de pop-ups de seu navegador e clique no link “clique aqui para acessar o sistema de emissão de GRU para pagamento de multas”;

II. Ao clicar em “Escolha a área de interesse”, selecione a opção “Emitir Multas” e clique em “Pesquisar”;

III. Pesquise a multa por Número de Processo ou CPF/CNPJ;

IV. Preencha os campos de Endereço e selecione as multas;

V. Clique em “Emitir boleto para a(s) multa(s) selecionada(s)”

O pagamento da guia gerada pode ser efetuado em qualquer banco, bem como nas lotéricas e agências dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários.

Os clientes do Banco do Brasil que desejarem efetuar o pagamento via internet ou por meio dos terminais de autoatendimento devem escolher a opção GRU COBRANÇA.