Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas Frequentes > Aeronavegabilidade > Manutenção e Controle de Aeronavegabilidade > Aeronaves > É obrigatório o cumprimento dos tempos entre revisões gerais – TBO (time between overhaul) para garantir a operação segura dos motores aeronáuticos que equipam aeronaves que se enquadram no parágrafo 91.409(i) do RBAC 91?
conteúdo

É obrigatório o cumprimento dos tempos entre revisões gerais – TBO (time between overhaul) para garantir a operação segura dos motores aeronáuticos que equipam aeronaves que se enquadram no parágrafo 91.409(i) do RBAC 91?

publicado 17/09/2020 15h55, última modificação 17/09/2020 15h55

A obrigatoriedade no cumprimento do TBO dependerá do processo de certificação do motor.  O TBO será obrigatório se constar das limitações de aeronavegabilidade, ou se for tornado mandatório por regulamento ou Diretriz de Aeronavegabilidade. Nos demais casos, o TBO é uma recomendação do fabricante e, portanto, de cumprimento facultativo. O TBO é específico por modelo de motor, e os tempos de revisão recomendados são normalmente identificados em Manuais de Manutenção, Boletins ou Cartas de Serviço do fabricante do motor.