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Gerências da STI

publicado 10/03/2016 17h34, última modificação 05/05/2020 10h51

Divisão das competências da Superintendência de Tecnologia da Informação

 

 

1. Gerência de Infraestrutura Tecnológica (GEIT)
Gerente: Marcelo Nogueira Lino

Competências:

  • Suprir e dar suporte às áreas da Agência na infraestrutura, execução e gerenciamento dos projetos de tecnologia da informação necessários ao desenvolvimento das atividades finalísticas e de gestão interna
  • Coordenar, supervisionar, acompanhar, controlar e avaliar a execução das atividades relacionadas com a infraestrutura de tecnologia da informação, segurança da informação e inovação tecnológica no âmbito da Agência
  • Organizar, dirigir, controlar e avaliar os serviços de segurança da informação e inovação tecnológica
  • Definir e regulamentar a execução das normas e procedimentos de acesso e uso de serviços de comunicações, das atividades de gestão da infraestrutura de rede corporativa, dos serviços de suporte técnico das redes locais e remotas, da política de segurança e plano de contingência, e atendimento via suporte técnico aos usuários.
  • Gerir a Infraestrutura de Tecnologia da Informação, redes, serviços necessários ao desempenho das atividades da Agência
  • Manter em pleno funcionamento os serviços de tecnologia da informação, sob Gerência
  • Gerenciar o portfólio de projetos para entrega de produto e serviços de tecnologia da informação afetos à infraestrutura de TI
  • Planejar, operar, analisar, monitorar, medir e avaliar a performance, riscos e conformidade das atividades e serviços de Tecnologia da Informação e de redes de comunicação de dados
  • Planejar e conduzir contratações complexas de Soluções de Tecnologia da Informação afetos à infraestrutura de TI, garantindo a conformidade com requisitos interno e externos, especialmente orientações e diretrizes emanadas pelo órgão governante superior e de controle
  • Prover suporte técnico à Agência quanto à instalação e manutenção dos recursos de equipamentos de TI, no que tange às competências desta Gerência
  • Prover suporte técnico aos usuários da ANAC na disponibilização de ferramentas de TI relacionadas à infraestrutura
  • Supervisionar e realizar atendimentos a demandas de TI atinentes à Infraestrutura de Tecnologia da Informação
  • Gerenciar os processos de trabalho relacionados a Incidentes e Requisições de Serviços de TI, Gestão de Problemas, Gestão de Níveis de Serviço de TI e demais processos vinculados a boas práticas na oferta de serviços de TI atinentes à Infraestrutura de Tecnologia da Informação
  • Gerenciar operações dos ambientes computacionais, naquilo que for de sua competência
  • Coordenar ações integradas juntos aos responsáveis pela Tecnologia da Informação nas Regionais da Agência e outras unidades, se for o caso
  • Acompanhar eventos que necessitem de recursos de infraestrutura de TI, quando de sua competência
  • Conduzir processo de gestão de mudanças programadas e emergenciais
  • Gerenciar problemas, mudanças e configurações nos ambientes computacionais
  • Gerenciar, coordenar e monitorar as demandas da infraestrutura afetas aos serviços de Aplicações, Banco de dados e Colaboração
  • Gerenciar a estruturação e manutenção das bases de dados
  • Gerenciar as atividades operacionais de sustentação dos serviços e produtos correspondentes da Coordenação, de forma não exaustiva
  • Propor políticas de armazenamento e backup de dados da Agência, nos limites das competências dessa Gerência
  • Gerenciar as atividades operacionais de sustentação dos serviços de Armazenamento e Cópia de Dados
  • Gerenciar as demandas da infraestrutura que suporta os serviços de Armazenamento e Cópia de Dados
  • Gerenciar a alocação e ocupação de áreas de armazenamento de dados de usuários
  • Assegurar a correta operação e manutenção das soluções que suportam os serviços de Armazenamento e Cópia de Dados
  • Gerenciar e reportar sobre os eventos nos serviços de Armazenamento e Cópia de Dados
  • Analisar e solucionar eventos e incidentes na infraestrutura que suporta os serviços de Armazenamento e Cópia de Dados
  • Registrar e manter as informações necessárias para o gerenciamento de problemas nos serviços de Armazenamento e Cópia de Dados
  • Monitorar e reportar sobre o cumprimento dos níveis de serviço na execução de demandas de Armazenamento e Cópia de Dados
  • Analisar e compartilhar informações sobre indicadores de desempenho dos serviços de sustentação da infraestrutura
  • Gerenciar as atividades operacionais de sustentação do parque de servidores e infraestrutura de virtualização da Agência
  • Gerenciar as demandas de sustentação e modernização relativos à sistemas operacionais, infraestrutura computacional e estrutura de gerenciamento e monitoração de ativos de TI
  • Gerenciar as demandas de sustentação e modernização da infraestrutura tecnológica da Agência
  • Acompanhar a correta operação e manutenção das soluções que suportam os serviços computacionais e a infraestrutura de virtualização
  • Intermediar, junto às áreas responsáveis, a resolução de incidentes e a realização de manutenções, bem como propor melhorias relacionadas às facilidades do Data Center, tais como elétrica, climatização, cabeamento estruturado, entre outros
  • Gerir, coordenar e monitorar aspectos tecnológicos da Segurança da Informação
  • Elaborar e propor a política de Segurança da Informação da ANAC, com o apoio das outras gerências, no que couber;
  • Gerenciar operações das redes de comunicação de dados e voz
  • Administrar e supervisionar a infraestrutura de rede interna, bem como as soluções que provisionam os serviços de internet e rede Wi-Fi
  • Coordenar e acompanhar as demandas de sustentação e modernização da infraestrutura de redes e segurança da informação
  • Administrar sistemas operacionais, componentes de software e ferramentas tecnológicas de segurança da informação
  • Analisar, estabelecer e documentar soluções de resolução de incidentes e problemas relacionados à segurança da informação
  • Desenvolver e manter processo de gestão de riscos de tecnologia da informação no âmbito de suas competências
  • Propor diretrizes, políticas, premissas e requisitos para toda a cadeia de aquisição, desenvolvimento e operação de recursos de tecnologia da informação quanto aos aspectos de segurança tecnológica
  • Prover diagnósticos, coletas, análises relacionadas a eventos, problemas e incidentes de segurança eletrônica
  • Propor campanhas de conscientização referentes à segurança da informação e riscos associados à utilização dos sistemas de informação
  • Viabilizar e assegurar a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade das informações armazenadas em soluções de TI, bem como fornecer instrumentos que facilitem o acesso a dados armazenados em Sistemas de Informação
  • Exercer outras atividades que lhes forem atribuídas pelo Superintendente

 

2. Gerência de Sistemas e Informações (GESI)
Gerente: José Assumpção Rodrigues de Almeida

Competências:

  • Coordenar, supervisionar, acompanhar, controlar e avaliar a execução das atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e sistemas de informação no âmbito da Agência
  • Propor, em conjunto com as Superintendências, ações de organização das informações estratégicas e sua integração com outras bases de dados
  • Analisar, em apoio às demais unidades organizacionais, no que for afeto à tecnologia da informação, sistemas de informação ou documentação relativa a sistemas de informação que sejam utilizados por agentes regulados em decorrência de ato normativo expedido pela ANAC e que dependam de aceitação ou aprovação por parte da Agência.
  • Gerenciar as atividades referentes ao desenvolvimento de novos sistemas, à sustentação dos sistemas existentes, à implementação de manutenções adaptativas, perfectivas e evolutivas sobre os sistemas existentes;
  • Aprimorar a integração entre os sistemas internos e externos, quando aplicável
  • Supervisionar as atividades de implantação, manutenções e evoluções nos sistemas de informação em produção ou transição
  • Gerenciar as atividades que dizem respeito às aplicações que estiverem em ambiente de produção da ANAC
  • Monitorar a atualização do catálogo de sistemas em produção
  • Propor e manter os planos de desenvolvimento e manutenção de sistemas
  • Orientar e supervisionar acerca do levantamento de necessidades de informação indispensáveis para o desenvolvimento dos sistemas
  • Definir e aperfeiçoar o processo de desenvolvimento de sistemas de informação
  • Estabelecer e implantar padrões técnicos e operacionais de Arquitetura e Governança de Dados
  • Prover suporte técnico à Agência no que tange às competências dessa Gerência
  • Supervisionar as atividades de suporte às áreas da Agência com recursos de tecnologia da informação e comunicação necessários ao desenvolvimento das atividades finalísticas e de gestão interna
  • Estabelecer, medir e acompanhar os processos relacionados com o desenvolvimento de sistemas
  • Elaborar, manter, monitorar os indicadores afetos ao desenvolvimento de sistemas e a sustentação destes
  • Estabelecer e formular diretrizes operacionais e padrões relacionados com o desenvolvimento de sistemas
  • Definir, planejar, desenvolver, implantar e manter a arquitetura de informação da ANAC
  • Auxiliar na promoção da melhor forma de utilização dos dados relativos à sistemas e informações de TI, com foco no desenvolvimento de seus processos de trabalho
  • Gerenciar dados mestres e de referência
  • Gerenciar qualidade dos dados produzidos
  • Gerenciar metadados
  • Planejar, executar e apoiar ações relativas à obtenção e análise de dados para a produção de conhecimentos relacionados ao ambiente de atuação da Agência
  • Implantar e gerenciar soluções de TI que viabilizem a extração e mineração de dados em sistemas de informação
  • Implantar e gerenciar soluções de TI que viabilizem a construção de séries históricas de dados dos sistemas de informação
  • Administrar, gerenciar, modelar e manter o banco de informações da ANAC e dar suporte às áreas para o seu uso
  • Exercer outras atividades que lhes forem atribuídas pelo Superintendente.

 

3. Gerência Técnica de Planejamento e Projetos (GTPP)
Gerente: Alexandre Magnus Fernandes Diniz 

Competências:

  • Propor, elaborar, revisar e monitorar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI
  • Definir e regulamentar a execução de normas e procedimentos de acesso de uso de serviços de suporte técnico e atendimento aos usuários
  • Estabelecer e formular estratégias e padrões para a disponibilização de informações gerencias, visando dar suporte ao processo decisório da Agência.
  • Conduzir os projetos e processos de contratações corporativas e departamentais de soluções de Tecnologia da Informação estabelecidas no PDTI
  • Apoiar, no que couber, as demais Gerências na elaboração de seus projetos e processos de contratação de bens e serviços de Tecnologia da Informação
  • Propor soluções relativas à execução de Contratos Administrativos/contratações de bens e serviços de Tecnologia da Informação
  • Propor revisões e as alterações quantitativas e qualitativas dos Contratos de bens e serviços de Tecnologia da Informação, quando for o caso
  • Subsidiar as demais Gerências com informações oriundas da legislação específica e de jurisprudências relativas à Contratos Administrativos e a contratações de bens e serviços de Tecnologia da Informação
  • Realizar estudos, com base na legislação e jurisprudência pertinentes, acerca de processos e Projetos de contratações de bens e serviços de TI
  • Apoiar na geração de conhecimentos e documentação necessária ao atendimento das demandas dos usuários; VIII - manter e atualizar a solução de autoatendimento em TI
  • Captar, estruturar, reutilizar e aprimorar o conhecimento no processo de prestação de suporte aos usuários de TI
  • Monitorar, por meio de pesquisas e análise de dados, o nível de satisfação dos usuários internos da ANAC, no que concerne aos serviços de TI;
  • Gerenciar central de atendimento ao usuário de Tecnologia da Informação, gestão de incidentes e microinformática
  • Coordenar as atividades relativas à prestação de atendimento aos usuários de TI
  • Propor diretrizes para o planejamento e para organização da STI, bem como para as atividades relacionadas ao provimento, à gestão e ao uso de soluções de TI
  • Representar a STI, atuando como ponto focal de contato junto às Assessorias, Órgãos de controle interno e demais Superintendências
  • Elaborar e revisar documentos administrativos de competência da Superintendência
  • Elaborar e coordenar respostas às demandas encaminhadas à STI, incluindo aquelas originárias de órgãos de controle interno e externo, usuários e entidades representativas, ouvidas às demais Gerências, quando couber
  • Elaborar respostas às manifestações dos cidadãos, captadas pelos canais de relacionamento da ANAC
  • Promover e aperfeiçoar ações de comunicação e divulgação relacionadas à Superintendência
  • Atuar como Área Local de Gestão de Processos - ALGP da STI, promovendo a coordenação e o acompanhamento das atividades atinentes à matéria, bem como participar de fóruns
  • Representar a Superintendência em grupos, comissões e instâncias de governança institucional, quando designado
  • Coordenar as atividades relativas à emissão de diárias e passagens em eventos de capacitação ou missão da Superintendência
  • Atuar na coordenação de assuntos relativos à capacitação das equipes técnicas da Superintendência
  • Coordenar a gestão e o uso de itens de almoxarifado, no âmbito da STI
  • Propor, acompanhar e aprimorar normas e diretrizes de governança e gestão de TI
  • Promover o alinhamento das práticas de governança, gestão e uso de TI com as estratégias da Agência
  • Acompanhar e atuar, quando necessário, na participação da STI em projetos institucionais, de caráter prioritário
  • Desenvolver, divulgar, avaliar e fomentar o uso de metodologia para o gerenciamento dos projetos de tecnologia da informação
  • Elaborar a proposta orçamentária e acompanhar a execução dos recursos financeiros da STI
  • Zelar pelo bom funcionamento do Comitê de TI, colaborando com a elaboração de atas, convocação de reuniões e demais atividades vinculadas
  • Acompanhar as demandas oriundas da Auditoria Interna, atuando na consolidação, monitoramento de prazos e na qualidade das respostas
  • Gerir o portfólio de projetos de TI, respondendo pela observação, implementação e aprimoramento de metodologias, normas e boas práticas relativas ao tema
  • Apoiar, no que couber, os gestores de projetos e demais envolvidos na realização das ações oriundas do projeto, zelando pela otimização do processo e resultados
  • Elaborar e monitorar dados e indicadores relativos à execução dos projetos de TI
  • Exercer outras atividades que lhes forem atribuídas pelo Superintendente.