Auditoria Interna
A Auditoria Interna é um órgão de assistência direta e imediata à Diretoria, subordinada administrativamente ao Diretor-Presidente. Atua de forma independente, tendo por base as atribuições, os planos, as metas, os objetivos e as políticas definidas na Agência, abrangendo as atividades, os programas, as operações e os controles existentes.
É considerada instância interna de apoio à governança, tendo em vista realizar auditorias que avaliam e monitoram riscos e controles internos, comunicando qualquer disfunção identificada à alta administração.
Auxilia na realização dos objetivos delineados pela ANAC a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão de riscos, controle e governança.
Por força do Decreto nº 3.591, de 6/9/2000, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a Auditoria Interna está sujeita à orientação normativa e à supervisão técnica da Controladoria-Geral da União (CGU).
Os trabalhos da Auditoria Interna observam as normas brasileiras para o exercício da profissão divulgadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, bem como os padrões internacionais editados pelo Institute of Internal Auditors (IIA).
O Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) da ANAC segue o previsto na Instrução Normativa nº 9, de 9 de outubro de 2018, da Controladoria-Geral da União.
- Anexo I - Sumário das Auditorias Realizadas em 2018
- Anexo II - Treinamento Realizados em 2018
- Anexo III - Recomendações da AUD em 2018
- Anexo I – Sumário das Auditorias Realizadas em 2017
- Anexo II – Treinamentos Realizados em 2017
- Anexo III – Recomendações da AUD em 2017