Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Profissionais da Aviação Civil > Habilitação > Criação de CANAC - Aeronauta
conteúdo

Criação de CANAC - Aeronauta

publicado 30/06/2017 14h22, última modificação 07/05/2020 17h11

O CANAC é a identificação do Aeronauta junto à ANAC. A ele estarão vinculadas todas as licenças e habilitações que seja detentor.

Nunca crie CANAC em duplicidade, pois isso gera enormes transtornos, uma vez que os diversos sistemas da ANAC fazem associações indevidas, ora com um CANAC, ora com o outro. Pode, portanto, representar a perda de associação das licenças e habilitações no sistema ou ser interpretado como tentativa de fraude.

 

Criação de CANAC por Aeronauta:

1. Acessar o link: https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/incluirCDANAC.asp e preencher o formulário.

2. Inserir o CPF e o nome será automaticamente preenchido, de acordo com o contido na base de dados da Receita Federal.

3. O campo Escolaridade deverá ser preenchido no momento da criação do CANAC. Para preenchimento posterior ou atualização da informação, deverá fazer o upload, no cadastro, do documento comprobatório pertinente e informar, através do Fale com ANAC, para que a informação seja devidamente atualizada por servidor da ANAC.

4. Para preenchimento do Endereço, inserir o CEP e clicar na lupa. O Logradouro será automaticamente preenchido.

5. O preenchimento dos campos e-mail e telefone é obrigatório. A falta dessas informações inviabilizará a criação de login e senha de acesso ao sistema.

6. Informar o código de segurança e clicar em Avançar.

7. Na próxima tela, na qual já constará o CANAC criado, fazer o upload dos documentos pessoais (CPF, Certidão de Nascimento/Casamento, Certificado Militar, Comprovante de Escolaridade, Comprovante de Residência, RG e Título de eleitor).

 

Atenção!

O número do passaporte deixou de ser informação obrigatória para o cadastro do SACI, inclusive para estrangeiros, os quais agora precisam obrigatoriamente ter CPF para criar CANAC.

 

Canais de atendimento da GCEP:

Para melhor atendê-lo, as solicitações devem ser encaminhadas pelo Fale com ANAC

Sempre que fizer contato, favor fornecer seu CANAC, se possuidor, e/ou número do processo para facilitar a pesquisa.

 

Clique aqui e verifique as diversas orientações e modelos relativos às dificuldades comuns à Habilitação.