Você está aqui: Página Inicial > sistemasres458
conteúdo

Sistemas para Registro e Guarda de Informações

A possiblidade de utilização de sistemas digitais para registro e guarda de informações em  substituição aos documentos de  papel foi regulamentada pela ANAC por meio da Resolução nº 458/2017. A norma viabiliza a adoção do Diário de Bordo Digital como ferramenta de registro de informações, segundo a Resolução nº 457/2017. Leia mais sobre o Diário de Bordo Digital (link para a página do Diário de Bordo Digital),

Os regulados interessados podem usar sistemas homologados pela Agência (consulte no menu ao lado a lista de sistemas homologados)  ou desenvolver uma solução para controle de dados de acordo com os requisitos previstos no regulamento (consulte no menu ao lado o modelo de dados, o check-list e as instituições acreditadoras). O uso da solução desenvolvida deverá ser previamente autorizado pela Agência e estar disponível para auditoria sempre que solicitado pela Agência. 

Cabe ressaltar que o uso dos sistemas de informação pode facilitar questões relativas à certificação e que, embora seja facultativo, uma vez utilizado, a forma de registro dos dados  deverá se dar somente pela plataforma aprovada.

Notícias

ANAC regulamenta a utilização de sistemas digitais para registro de informações

Normativo permite, entre outros procedimentos, a criação de software para registro e armazenamento de Diário de Bordo