Você está aqui: Página Inicial > publicacoes > Passageiros
conteúdo

Passageiros

publicado 14/03/2016 13h25, última modificação 23/08/2017 18h40

Conheça as Novas Regras do Transporte Aéreo

O informativo, a ser distribuído nos principais aeroportos do país, aborda os principais pontos dos novos direitos e deveres dos passageiros do transporte aéreo a partir da mudança das condições gerais de transporte aéreo (Resolução ANAC nº 400/2016).

 

 

folder_orientacoes_aos_passageiros_2014.jpgOrientações aos Passageiros

A publicação traz informações sobre os direitos e deveres dos passageiros do transporte aéreo. São apresentados dados importantes sobre o contrato de transporte aéreo, tais como os procedimentos para a alteração e a remarcação de bilhetes. Além disso, o folder traz orientações sobre como proceder em caso de problemas com a viagem: como registrar uma manifestação na ANAC, canais de atendimento da Agência e orientações sobre como buscar indenizações.

 

guia_acessibilidade_passageiro.jpgGuia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro

A cartilha traz as melhorias de condições de acessibilidade dos passageiros desde a chegada aos aeroportos brasileiros até o embarque e desembarque, com base na Resolução 280/2013. O Guia disponibiliza as medidas que as administrações dos aeroportos e as companhias aéreas devem adotar a fim de garantir a integridade física e moral dos passageiros.

Versões em outros idiomas: Guía de Derechos y Accesibilidad del Pasajero / Guide to Passenger Rights and Accessibility
Versões Audiodescritas (formato TXT): PortuguêsEspañolEnglish

 

dicas_anac_acessibilidade_2014.jpg

Acessibilidade

Informações sobre o transporte de passageiros com necessidades especiais, além do transporte de ajudas técnicas (bengalas, muletas, andadores, entre outros), cadeira de rodas e cão-guia. A principal fonte é a resolução nº 280 da ANAC, de 11 de julho de 2013.

 

 

cartilha médica.pngCartilha Médica 

O objetivo do Guia formulado pelo Conselho Federal de Medicina é esclarecer aos passageiros sobre possíveis eventualidades médicas que possam ocorrer durante o voo, e as prevenções que devem ser adotadas antes, durante e depois da viagem. A cartilha é dívida em capítulos que abordam problemas do aparelho circulatório, respiratório, entre outros. Também há orientações para idosos, gestantes, pacientes que estão em fase pós-operatória, além da citação de doenças que podem afetar os viajantes. O Guia também reúne dúvidas frequentes dos passageiros em relação à saúde na hora de viajar.