Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Passageiros devem ficar atentos ao término do horário de verão

Notícias

Passageiros devem ficar atentos ao término do horário de verão

Bilhetes de passagem serão impressos em horário local
por publicado: 17/02/2017 11h16 última modificação: 17/02/2017 11h16
Passageiros devem ficar atentos ao término do horário de verão

Passageiros devem ficar atentos ao término do horário de verão

Brasília, 17 de fevereiro de 2017 – O horário de verão 2016-2017 será encerrado a partir de 0h do próximo domingo (19). Os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão seu horário oficial normalizado, e os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Com o término do horário de verão, os passageiros do transporte aéreo deverão ficar atentos ao horário do bilhete de passagem, que é impresso em hora local. Para evitar transtornos, a ANAC orienta aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas. A Agência ressalta que é dever das companhias informar e orientar os passageiros sobre eventuais alterações nos horários programados.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, para análise do caso e eventual aplicação de penalidade à companhia por descumprimento de norma, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

 Além disso, a Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC) ou pelo telefone 163 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol). Se preferir, o passageiro poderá também registrar sua manifestação por meio do site www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm o compromisso de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias. 

 

Assessoria de Comunicação Social da ANAC 
Gerência Técnica
 de Relações com a Imprensa 
Telefones: (61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4498 / 4642 
Plantão
 de Imprensa: (61) 99112-8099 
E-mail: 
jornalismo@anac.gov.br 
www.anac.gov.br