Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Definida a alocação de slots no aeroporto da Pampulha (MG)

Notícias

Definida a alocação de slots no aeroporto da Pampulha (MG)

Empresas aéreas já podem solicitar aprovação dos voos
por publicado: 13/11/2017 16h34 última modificação: 14/11/2017 12h08

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluiu nesta segunda-feira (13) a alocação de slots do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para a temporada de verão 2018 (período de 25/03 a 27/10). Pelos critérios estabelecidos na Decisão nº 189, que define, entre outras coisas, o regime de rodízio entre as empresas interessadas por temporada, a participação de mercado para a temporada verão na Pampulha ficou:

Empresa

Participação

Assento ofertado

Número de Operações

2Z - PASSAREDO

12%

17%

AD - AZUL

20%

20%

G3 - GOL

26%

20%

JJ - LATAM

16%

12%

O6 - AVIANCA

25%

22%

OWT - TWO FLEX

1%

9%

De acordo com a declaração de capacidade informada pelo operador aeroportuário, o aeroporto está apto para operar 300 passageiros embarcando e 360 passageiros desembarcando por hora.

Na distribuição dos slots, o máximo de chegadas e partidas, somadas, em uma hora é de 11 movimentos. Isso só foi possível ao alternar voos com aeronaves maiores e menores no horário mais demandado, às 9h da manhã.

Ressalta-se que o aeroporto está em processo de certificação pela ANAC. A depender do resultado dessa certificação, os resultados de movimentação/hora podem ser alterados. A atual alocação é de 574 movimentos semanais.

De acordo com os slots solicitados pelas companhias aéreas nessa temporada, as rotas mais demandadas — na ordem de número de operações — foram: Brasília, Santos Dumont, Vitória, Congonhas e Goiânia. Estas rotas ainda podem ser alteradas pelas empresas.

Com a definição dos slots no aeroporto, as empresas, agora, precisarão solicitar a aprovação do voo e, após isso, poderão começar a operar. As empresas poderão antecipar os voos alocados para a temporada de inverno, iniciando as operações conforme o interesse comercial de cada uma.

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail : jornalismo@anac.gov.br
www.anac.gov.br