Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANAC entrega certificado de nova aeronave da Embraer
conteúdo

Notícias

ANAC entrega certificado de nova aeronave da Embraer

Documento foi entregue durante cerimônia em homenagem ao dia do aviador
publicado: 23/10/2018 18h43, última modificação: 24/10/2018 13h26

Diretor da ANAC entrega certificado de tipo aos representantes da Embraer

Durante solenidade em comemoração ao Dia do Aviador, realizada nesta terça-feira, 23 de outubro, na Base Aérea de Brasília, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entregou à Embraer o Certificado de Tipo da maior aeronave de carga já produzida na América Latina, o EMB390KC, comercialmente conhecido como KC-390. O documento foi emitido na última sexta-feira (19/10).

A entrega do Certificado de Tipo finaliza o programa de certificação desse modelo, que teve início há sete anos e realizou a verificação de mais 2.500 requisitos obrigatórios previstos, além de contar com a participação de cerca de 200 profissionais credenciados pela ANAC, além de engenheiros e técnicos da Agência.

A ANAC foi representada na solenidade pelo Diretor Juliano Noman e pelo Superintendente de Aeronavegabilidade, Roberto José Honorato. O evento contou, ainda,  com as presenças do Presidente da República, Michel Temer, do Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, do Presidente da Embraer, Paulo Cesar, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Rossato.

Medalha de ordem de mérito aeronáutico

Superintendente de Ação Fiscal da ANAC recebe homenagem no dia do aviador

Durante a cerimônia em homenagem ao Dia do Aviador, o Superintendente de Ação Fiscal da ANAC, Claudio Ianelli,  recebeu o reconhecimento público pelos serviços prestados à aviação. O servidor foi uma das 232 autoridades agraciadas com o recebimento da medalha de ordem de mérito aeronáutico.

A homenagem foi o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo servidor à frente da Superintendência de Ação Fiscal da Agência durante a greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio deste ano, que comprometeu o abastecimento de combustíveis nos aeroportos brasileiros. Na ocasião, Ianelli atuou como representante da ANAC na definição da priorização dos terminais a serem abastecidos.

A medalha é concedida aos militares das Forças Aéreas Brasileiras e Estrangeiras, às corporações militares e instituições públicas e aos cidadãos civis brasileiros e estrangeiros que se destacaram nas suas áreas de atuação a serviço da nação brasileira.

Para Ianelli, a honraria foi um reconhecimento a todos os servidores que atuam na Agência. “Essa medalha vem coroar um trabalho de toda a equipe da ANAC e mostra que órgão está engajado para manter a aviação civil segura e eficiente. Pra mim, essa medalha é da ANAC, e não apenas minha”, destacou.

 

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail: jornalismo@anac.gov.br