Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANAC e TCCA assinam Roteiro de Melhoria de Validação (VIR)
conteúdo

Notícias

ANAC e TCCA assinam Roteiro de Melhoria de Validação (VIR)

Documento assinado em 18/9 define metas para ampliar a colaboração técnica entre Brasil e Canadá
publicado: 28/09/2018 16h39, última modificação: 28/09/2018 16h39

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Transport Canada Civil Aviation (TCCA) assinaram no dia 18 de setembro um Roteiro de Melhoria de Validação (Validation Improvement Roadmap – VIR). O documento tem como objetivo definir metas para ampliar a colaboração técnica entre as autoridades.

A assinatura do VIR marca um importante passo das duas autoridades de aviação civil rumo à consolidação da visão do Certification Management Team (CMT). Para tanto, a ANAC e a TCCA elaboraram o plano de ações com o objetivo de otimizar seus respectivos procedimentos de validação, aumentando a aceitação das aprovações de autoridades de certificação e dos resultados de conformidade. Gradualmente, o plano prevê também a redução do envolvimento da autoridade de validação e a eliminação de atividades redundantes. 

O Roteiro prevê ainda a emissão de um documento de Procedimentos Técnicos de Implementação (Technical Implementation Procedures – TIP), que delineará os detalhes das atividades de validação entre o TCCA e a ANAC. A edição inicial do TIP está programada para ocorrer em 2020. 

Acesse o Validation Improvement Roadmap (VIR) assinado pela ANAC e pela TCCA (clique no link para acessar).