Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta audiência pública sobre emenda que atualiza requisitos do RBAC 153
conteúdo

Aviso

Aberta audiência pública sobre emenda que atualiza requisitos do RBAC 153

Sugestões de alterações do regulamento podem ser enviadas até o dia 5 de dezembro
publicado: 06/11/2018 11h55, última modificação: 06/11/2018 14h51

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) submete à Audiência Pública nº 24/2018, por período de 30 dias, a proposta de revisão da Resolução nº 279, de 10 de julho de 2013, e de emenda ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 153, intitulado "Aeródromos - Operação, Manutenção e Resposta à Emergência". O texto sob consulta pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.anac.gov.br/participacao-social/audiencias-e-consultas-publicas/audiencias-em-andamento/audiencias-publicas-em-andamento-1.

Pela proposta, temas atualmente tratados na Resolução n° 279/2013 serão incorporados ao RBAC nº 153 com alteração em requisitos como compatibilização das operações aéreas com os recursos de resgate e combate a incêndio disponíveis no aeródromo; agentes extintores; instalações da seção contraincêndio; sistemas de comunicação e alarme; e veículos do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC); entre outros. O texto prevê ainda alteração no regime de sanções decorrentes do descumprimento de normas do regulamento, que passa a considerar a segmentação dos operadores aeroportuários por classes na dosimetria da penalidade.

As contribuições deverão ser encaminhadas à ANAC por meio de formulário eletrônico próprio, disponível no site indicado, até 5 de dezembro de 2018.