Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Soluções tecnológicas é tema destaque do segundo dia da VII Jornada AVSEC
conteúdo

Notícias

Soluções tecnológicas é tema destaque do segundo dia da VII Jornada AVSEC

Palestras buscaram apresentar inovações para minimizar atos de interferência ilícita em aeroportos
publicado: 07/11/2019 18h10, última modificação: 07/11/2019 18h31

O segundo e último dia da VII Jornada AVSEC, organizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), prosseguiu com a troca de experiências entre as entidades ligadas ao setor aéreo. A segunda parte do evento, que ocorreu hoje (7/11), foi caracterizada por palestras que abordaram temas voltados a fatores de segurança, soluções tecnológicas e ações em planejamento contra atos de interferência ilícita na aviação civil. 

 O dia começou com uma mesa redonda sobre a cultura de segurança nos aeroportos, com a participação de representantes da Infraero, do setor, e da empresa aérea Gol. A discussão foi mediada pelo Gerente da Gerência de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (GSAC), da ANAC, Luiz Cavallari.

 Um dos painéis mais celebrados foi sobre a complexidade do processo de logística do transporte de valores. Diante dos casos recentes que envolveu esse serviço, foram discutidas ações e investimentos em soluções de segurança e inteligência nas operações de transporte de valores nos aeroportos.

Um dos itens abordados por mais de um dos palestrantes foi a necessidade de unificação do documento de identificação do passageiro, medida que facilitaria os processos de inspeção e identificação. Uma das soluções apresentadas foi a implementação de identificação e verificação por meio de biometria e identidade aumentada. Dados da SITA, empresa de tecnologia voltada para a aviação, apontam que 93% dos passageiros estão dispostos a usar esse tipo de tecnologia para facilitar os procedimentos de segurança nos aeroportos. No entanto, ainda não existe aeroporto no Brasil com projetos para essa tecnologia. 

Equipamentos de inspeção

Na aérea de inspeção de segurança, a empresa Nuctech apresentou novos aparelhos de verificação que vão dos e-gates a scanners corporais. A empresa trouxe à VII Jornada AVSEC três novos aparelhos para exposição. Um scanner para bagagens, com tecnologia de tomografia computadorizada, capaz de produzir imagens em 3D para identificar quaisquer tipos de objetos. Um scanner corporal com a mesma tecnologia, que captura imagens em até dois segundos e que reconhece quaisquer tipos de ameaça, desde armamento a drogas ilícitas e, também, um scanner portátil para identificar objetos em locais de difícil acesso.

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail: jornalismo@anac.gov.br