Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Operação nos aeroportos registra 88,4% de pontualidade nos períodos das festas de fim de ano
conteúdo

Notícias

Operação nos aeroportos registra 88,4% de pontualidade nos períodos das festas de fim de ano

Relatório final da Operação Fim de Ano aponta que o desempenho dos 13 aeroportos ficou acima da meta estabelecida pela Conaero (85%). A satisfação geral dos passageiros em 21 dias de operação foi de 4,39, numa escala de 1 a 5
publicado: 16/01/2019 10h38, última modificação: 16/01/2019 11h03

O relatório final da Operação Fim de Ano, concluído nesta semana, mostra que o desempenho dos 13 terminais monitorados ficou acima da meta operacional prevista pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é de 85%. A ação, que começou no dia 17 de dezembro de 2018 e foi até o dia 6 de janeiro de 2019, registrou 88,4% de pontualidade nos principais aeroportos brasileiros, de acordo com dados fornecidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e operadores aeroportuários.

Na primeira semana da operação (17 a 23 de dezembro), os terminais registraram 84,5% de pontualidade. Na segunda (24 a 30 de dezembro), o resultado foi de 92,1% e na terceira semana de 88,9%. No consolidado, o resultado final ficou com 88,4%. O índice é referente às partidas e chegadas até 30 minutos do horário previsto.

Ao todo, foram 21 dias de reforço nos serviços para atender à alta demanda do período, em um procedimento padrão acordado e alinhado anualmente entre setor público e a iniciativa privada. Além disso, foram definidos compromissos e responsabilidades e um regime especial de funcionamento para os respectivos aeroportos e companhias aéreas envolvidas na operação. O objetivo foi manter o índice médio de atrasos e de decolagens abaixo de 15%.

Já o índice que mede a satisfação geral do passageiro teve nota média de 4,39 (em uma escala de 1 a 5 – em que 1 é “muito ruim” e 5 representa “muito bom”) em todo o período da operação, de acordo com pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. Na primeira semana, o índice médio registrado foi de 4,38. Na segunda e terceira semanas a nota foi de 4,40.

Para todo o período da operação, a estimativa do ministério foi que os terminais movimentassem 8,3 milhões de passageiros no período das festas de fim de ano. O cálculo foi feito utilizando uma taxa de ocupação média de 85% dos assentos ofertados pelas companhias aéreas no período.

Os 13 aeroportos monitorados representam 70% do total do fluxo de viajantes no Brasil. São eles: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE).

Acesse aqui o relatório final da operação.

Fonte:  Assessoria de Comunicação
Ministério da Infraestrutura