Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Grupo de trabalho composto pela ANAC organiza conferência sobre Segurança de Cabine e Proteção contra Fogo
conteúdo

Notícias

Grupo de trabalho composto pela ANAC organiza conferência sobre Segurança de Cabine e Proteção contra Fogo

Evento será realizado nos Estados Unidos de 28 a 31 de outubro de 2019
publicado: 09/04/2019 15h52, última modificação: 09/04/2019 15h52

Este ano, a 9ª Conferência de Pesquisas em Segurança de Cabine e Proteção contra Fogo será realizada entre os dias 28 a 31 de outubro, na cidade de Nova Jersey (Estados Unidos). O evento tem como objetivo discutir esforços de pesquisa e projetos relacionados à segurança de cabine e à proteção contra fogo em aeronaves.

A Conferência é organizada pelo grupo de trabalho Fire and Cabin Safety Research Group (FCSRG), formado por representantes de autoridades de aviação civil de diversos países do mundo. Ao longo do evento, os participantes debaterão os elementos de regulamentação e pesquisa de cada organização relacionados ao tema.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que participa do grupo desde 2003 (na época ainda como Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, um dos órgãos que deram origem à Agência Reguladora), é representada nas reuniões do grupo pelo servidor Rafael Ribeiro Correia, da Gerência-Geral de Certificação de Produto Aeronáutico (GGCP/SAR). O grupo conta também com a participação de representantes da Agência Europeia de Segurança para a Aviação (EASA) e das Autoridades de Aviação dos Estados Unidos (FAA), Singapura (CAAS), Canadá (Transport Canada) e Japão (MLIT JCAB).

Os membros do grupo FCSRG se reúnem de duas a três vezes por ano e coordenam a realização dos seguintes grupos de trabalho internacionais: o International Aircraft Material Fire Test Forum e o International Aircraft Systems Fire Protection Working Group. Durante as conferências realizadas pelo FCSRG, autoridades de aviação civil internacionais, organizações de pesquisa e companhias privadas apresentam suas atividades de pesquisa e participam efetivamente das discussões do grupo. 

Durante a conferência, serão discutidos assuntos relacionados a pesquisas em proteção contra fogo (modelamento analítico e numérico do fogo, desenvolvimento de métodos de teste, desenvolvimento e qualificação de sistemas e equipamentos de proteção contra fogo e proteção contra fogo oriundo de motores e tanques de combustível, entre outros), dinâmica de impacto durante acidentes (resistência estrutural e atenuação de cargas, modelamento analítico e critérios de tolerância humana à lesão devido ao impacto) e, ainda, segurança de cabine e problemas operacionais (evacuação, modelamento computacional, comportamento humano em emergências, análise de dados, educação do passageiro, procedimentos de tripulação de cabine, safety briefings e gerenciamento de passageiros).

 

Chamada para envio de resumos

O evento também abre espaço para a apresentação de pesquisas e projetos realizados por empresas, universidades, fabricantes de aeronaves e fornecedores, entre outros. O prazo para envio de resumos (abstracts) vai até o dia 1º de maio de 2019. Confira mais informações sobre o envio de resumos de apresentação no evento (clique no link para acessar).

Dúvidas podem ser endereçadas ao endereço eletrônico rafael.correia@anac.gov.br.

Acesse a página do FCSRG na Internet (clique no link para acessar).