Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Evento SMS reúne especialistas de segurança operacional em Brasília
conteúdo

Notícias

Evento SMS reúne especialistas de segurança operacional em Brasília

Cerca de 150 participantes compareceram aos dois dias de evento
publicado: 11/12/2018 10h05, última modificação: 09/01/2019 11h51

A capital federal foi sede da terceira edição do Safety Management Summit (SMS Brazil) realizada nos dias 6 e 7 de dezembro. A data de 7 de dezembro é reconhecido oficialmente como o Dia Internacional da Aviação Civil pela Assembleia Geral das Nações Unidas desde 1996. Por este motivo, a data foi a escolhida para a realização do evento promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A abertura da terceira edição do evento foi feita pelo Diretor Hélio Paes de Barros representando a ANAC, o Brigadeiro Felipe, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e o Vice Diretor do DECEA, Major Brigadeiro Leônidas. O Diretor Paes de Barros ressaltou como o SMS pode contribuir para a garantia e melhoria da segurança na aviação civil. “É importante o compartilhamento contínuo de experiência entre os operadores do sistema de aviação civil em prol da manutenção e melhoria dos níveis de segurança a serem alcançados”, destacou.

O SMS conta com a participação de palestrante da comunidade de aviação civil nacional e internacional. Entre os palestrantes internacionais destacam-se Christine Negroni, escritora americana autora do livro “Detetives da aviação: Os acidentes aéreos mais misteriosos do mundo”; Jeffrey Phipps, da autoridade de aviação civil canadense (TCCA); e Heather Owen-Perry da empresa área americana Delta Airlines.

O SMS contou ainda palestras da ANAC e DECEA e com participação de representantes das administradoras de aeroportos GRU-Airport e Infraero, da Embraer, da Aircraft Propeller Serviços Aeronáuticos (APS), da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), da International Air Transport Association (IATA, dos Grupos Brasileiros de Segurança Operacional (BAST) e das empresas áreas Latam, Gol e Avianca que conduziram painéis sobre casos de segurança operacional em suas realidades.

No último dia do SMS, foram anunciados os vencedores do Prêmio InovANAC Safety. A premiação que é uma iniciativa de estímulo à cultura da inovação na aviação civil foi dividida em 3 categorias: Aeródromos, Operador Aéreo e Aeronavegabilidade. Para ver os vencedores de cada categoria, acesse a Página do Prêmio InovANAC (clique no link para acessar).