Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > ANAC recebe delegação da Airport Council International
conteúdo

Notícias

ANAC recebe delegação da Airport Council International

publicado: 15/08/2019 16h21, última modificação: 15/08/2019 16h21

No dia 14 de agosto, o Diretor-Presidente da ANAC, José Ricardo Botelho, recebeu na sede da Agência em Brasília, a presidente mundial da Airport Council International (ACI), Angela Gittens, acompanhada do Presidente da ACI para a América-Latina, Andrew O´Brian, do Diretor-Geral da ACI-LAC, Javier Martinez, e de representantes da indústria.

A ACI é uma organização internacional que reúne os principais administradores aeroportuários do mundo. Durante o encontro, o Diretor-Presidente fez uma apresentação do processo de concessões dos aeroportos brasileiros e abordou os resultados das cinco rodadas já realizadas, além do andamento da 6º rodada que irá conceder mais 22 aeroportos à iniciativa privada no próximo ano. O Diretor destacou o processo de aprendizagem ao longo das rodadas que resultou em amadurecimento e refinamento do modelo de concessões aeroportuárias do governo brasileiro.

Além disso, foi realizada apresentação do Programa de Certificação de Aeroportos no Brasil. A ANAC mostrou a evolução do processo de certificação segundo os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) que avançou de apenas um aeroporto certificado em 2011 para 40 aeroportos certificados atualmente. Juntos, eles representam 79% do transporte doméstico e 99,9% do internacional. A presidente da ACI se mostrou impressionada com a rápida evolução e destacou que provavelmente é fruto tanto de um amadurecimento institucional da Agência quanto da melhoria da capacidade de gestão e de investimento dos aeroportos brasileiros. Os representantes da ACI também elogiaram os processos de concessões e destacaram que a presença dos principais operadores aeroportuários no Brasil cria um modelo de concorrência e de melhores práticas de gestão a ser observado por outros países.

No encerramento da reunião, o Diretor-Geral da ACI LAC convidou o Diretor-Presidente para participar do seminário ACI LAC Annual Assembly, Conference & Exhibition que será realizado na cidade de Bogotá, Colômbia, nos dias 21 a 23 de outubro de 2019.