Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > ANAC promove primeira Semana Safety de 2019
conteúdo

Notícias

ANAC promove primeira Semana Safety de 2019

Segurança operacional na aviação é discutida no Rio de Janeiro
publicado: 26/03/2019 17h37, última modificação: 26/03/2019 17h51

Nesta terça-feira (26) a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoveu o primeiro evento “Semana Safety” do ano. O encontro, que reuniu cerca de 60 profissionais da aviação civil e teve como temática a Segurança Operacional, ocorreu na sede da Agência no Rio de Janeiro (RJ) e segue até sexta-feira (29). Veja a programação completa (clique no link para acessar). 

Na abertura do evento o Gerente de Operações da Aviação Geral da ANAC, Marcus Vinícius Ramos, destacou a importância do encontro entre os diversos temas relacionados à segurança da aviação civil. Ao falar sobre a atuação da Ouvidoria da ANAC junto aos entes regulados, o Ouvidor Alex Romera trouxe os dados sobre a pesquisa de satisfação que é aplicada para constante melhoria dos processos da Agência. 

O Major Aviador e Chefe do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 3), Thyago Reis Pires Sampaio, apresentou o panorama estatístico e os fatores contribuintes para acidentes na região que contempla os estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. 

O Diretor de Segurança Operacional da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA Brasil), Miguel Ângelo Rodeguero, esclareceu a importância da análise de risco na operação aérea, especialmente na aviação geral. Na apresentação o Comandante detalhou o método a ser seguido para mudança de cultura em segurança operacional, que inclui a identificação dos principais perigos para mitigar os riscos. Como complemento de leitura ele indicou o recém-lançado material da ANAC da série “SGSO na Prática”, o Guia para Gerenciamento de Risco da Aviação (clique no link para acessar). 

Já o Coronel Eduardo Silvério de Oliveira falou sobre a percepção do risco na segurança operacional e a diferença entre uma prevenção prescritiva e a aplicabilidade prática. O último palestrante, Carlos Eduardo Martinez, Engenheiro Aeronáutico e representante da EMBRAER, falou sobre a fadiga humana na aviação, um tema de grande atenção da ANAC que acaba de publicar o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil RBAC nº117, que institui o Sistema de Gerenciamento da Fadiga Humana na aviação (clique para saber mais).

 

Serviço

A Semana Safety foi criada com o objetivo de consolidar, em um único evento, as ações voltadas à segurança operacional. A iniciativa busca otimizar os esforços da ANAC na promoção da segurança na aviação civil brasileira ao atingir a maior quantidade de regulados e assim servir de fórum para debate além de tratar e receber críticas e sugestões por partes dos regulados. Em 2019 estão previstas sete edições do evento, com a próxima edição em abril em Belo Horizonte (MG) – clique para saber sobre as próximas edições

registrado em: ,