Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > ANAC participa do maior evento de líderes da aviação comercial da América Latina e Caribe
conteúdo

Notícias

ANAC participa do maior evento de líderes da aviação comercial da América Latina e Caribe

ALTA Airline Leaders Forum 2019 trouxe tendências e desafios para os países da região
publicado: 31/10/2019 11h15, última modificação: 31/10/2019 12h03

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, foi realizado em Brasília o ALTA Airline Leaders Forum, maior evento do setor de aviação comercial da América Latina e Caribe. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi correalizadora do evento, que reuniu CEOs de companhias aéreas, ministros de Estado, Diretores de Autoridades de Aviação Civil e expositores de diversos segmentos da indústria. Veja como foi o evento no canal da ALTA no Youtube.

Em seu discurso de abertura, o Diretor-Presidente da ANAC, José Ricardo Botelho, lembrou que hoje quase 70% das viagens no Brasil já são feitas por via aérea e que o modal é um meio de integração nacional das famílias, negócios e oportunidades. Sobre os desafios enfrentados pelo setor, o Diretor destaca que “a Agência se manteve firme no fiel propósito de dar estabilidade, confiança, serenidade ao setor e, acima de tudo, segurança na aviação civil”, além de atuar para reduzir a expressiva judicialização de processos no transporte aéreo com a adesão ao Consumidor.gov.br, plataforma do Governo Federal para resolução de conflitos entre usuários e empresas, e com a solução de arbitragem nos contratos de concessão de aeroportos.

Ao abordar os resultados obtidos pela aviação brasileira nos últimos anos, Botelho enfatizou o voto de confiança que foi dado pelo Congresso Nacional com a manutenção do veto presidencial à desregulação da franquia de bagagem despachada, a aprovação da lei que permite 100% de capital estrangeiro no setor aéreo e a vinda de novas empresas ao país, gerando mais competitividade. Também participaram da abertura do evento o Diretor-Executivo e CEO da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA), Luis Felipe de Oliveira, e o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que salientou o êxito do programa de concessões de aeroportos no Brasil, “provavelmente um dos maiores do mundo e que vem trazendo grandes resultados, todos bem sucedidos”.

Ainda no primeiro dia do ALTA Airline Leaders Forum, foi concedido o Prêmio Alas de América 2019 ao Diretor-Presidente da ANAC, José Ricardo Botelho, em reconhecimento à sua liderança à frente dos esforços da Agência para criar um ambiente regulatório capaz de garantir maior competitividade no mercado brasileiro.

Mulheres na aviação

O último dia de evento começou com um café da manhã para as mulheres discutirem quatro questões: Por que temos poucas mulheres em posições de liderança na aviação? Como será o futuro da aviação e de sua força de trabalho? Mulheres da aviação amigável? Nossa indústria está pronta para atrair jovens talentos? As discussões forneceram temas que mais tarde foram reforçados por Julia Sattel, Presidente da Airlines Amadeus, Diana Einterz, moderadora pela SITA Americas, Sylvia Escovar, CEO da Terpel, e Donna Hrinak, vice-presidente da Boeing International e presidente da Boeing na América Latina, todas líderes experientes do setor que compartilharam estratégias para manter suas empresas competitivas e ideias para manter uma base de talentos diversificada e criativa.

Mercado brasileiro

O Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC, Ricardo Catanant, fechou a participação da Agência no fórum ao participar da discussão sobre o mercado brasileiro. O painel reuniu CEOs de companhias aéreas brasileiras e o Governo Federal para tratar de questões relacionadas à competitividade da indústria no Brasil e foi mediado pelo jornalista e escritor Alexandre García. Ao lado de Paulo Kakinoff, CEO da GOL, Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil, e do Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, o superintendente da ANAC debateu a agenda econômica liberal do país, a importância do alinhamento de expectativas nas relações de consumo e os desafios para tornar o contexto brasileiro favorável ao investimento.

FAA na ANAC

Durante sua primeira visita ao Brasil, o novo Administrador da Federal Aviation Administration (FAA) esteve na ANAC para discutir a agenda entre as autoridades brasileira e americana em prol da aviação civil, especialmente nas questões relacionadas à melhoria da segurança em aeroportos e voos. O administrador também elogiou a atuação da Agência e sua participação no Joint Authorities Technical Review (JATR), seleto grupo de autoridades em certificação de aeronaves que discute a reintegração das aeronaves Boeing 737 MAX no mercado. São participantes do JATR as autoridades de aviação de Austrália, Estados Unidos, Brasil, Canadá, China, União Europeia (European Union Aviation Safety Agency, a EASA), Japão, Indonésia, Cingapura e Emirados Árabes Unidos.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Email: jornalismo@anac.gov.br