Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Aeroporto de Florianópolis inaugura novo terminal e acesso viário
conteúdo

Notícias

Aeroporto de Florianópolis inaugura novo terminal e acesso viário

Passageiros deverão ficar atentos às modificações a partir de 1°/10
publicado: 30/09/2019 16h12, última modificação: 30/09/2019 19h10

A partir de 1° de outubro, o novo terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina, dará início às operações. Voos e serviços aeroportuários estarão funcionado no novo espaço, que será acessado por uma nova via terrestre — distinta do antigo terminal. Para evitar atrasos, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) orienta aos passageiros que se antecipem à chegada ao aeroporto, devido ao acesso e à configuração do terminal.

Veja na imagem abaixo como chegar ao Aeroporto Internacional de Florianópolis:

 

Inauguração

No último sábado (28/9), representantes da ANAC e do Ministério da Infraestrutura estiveram presentes na solenidade de inauguração do novo aeroporto da capital de Santa Catarina. Representando a ANAC, o diretor Ricardo Bezerra e os superintendentes de Regulação Econômica de Aeroportos, Tiago Pereira,  e de Infraestrutura Aeroportuária, Giovano Palma (substituto) - visitaram o novo terminal e participaram da solenidade de inauguração.

Durante a cerimônia, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, concluiu que “as concessões de infraestrutura valeram a pena”, referindo-se à qualidade e diversidade do aeroporto de Florianópolis, o primeiro do país em conceito boulevard.

Tobias Markert, CEO da Floripa Airport, destacou a confiança do governo brasileiro em relação à concessionária e o sentimento de orgulho com a conclusão das obras do novo terminal. “Estamos orgulhosos do novo terminal. Não construímos o aeroporto para nós, mas para as pessoas. O nosso desejo é que todas as pessoas de Santa Catarina também sintam orgulho do novo aeroporto”, afirmou Markert.

Características e novidades do novo terminal

  • Sistema automatizado de despacho de bagagem (BHS), que duplica a capacidade de processamento de bagagens em relação ao terminal atual;
  • Sistema BCBP para leitura digital de passagens aéreas;
  • Construção da taxiway paralela à pista principal, que aumenta em 47% a capacidade de pousos e decolagens;
  • Carrinhos de bagagem para escada rolante (único aeroporto do Brasil com o equipamento);
  • Terraço panorâmico aberto ao público (único aeroporto no Brasil com o espaço),
  • Boulevard 14/32, primeira praça de entretenimento, lazer e compras em aeroportos no Brasil;
  • 10 pontes de embarque ou fingers;
  • 45 balcões de check-in (o antigo terminal tem 36);
  • 8 esteiras de bagagem (o antigo terminal tem 2);
  • 13 portões de embarque (o antigo terminal tem 6)

Concessão

Concedido em março de 2017, o Aeroporto Internacional de Florianópolis é atualmente administrado pela Zurich Airport e o seu novo terminal faz parte das obras da Fase 1-B prevista no contrato de concessão.  Outras informações sobre a concessão do aeroporto podem ser acessadas no endereço eletrônico: https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/concessoes/aeroportos-concedidos/florianopolis/aeroporto-internacional-de-florianopolis.

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa

E-mail: jornalismo@anac.gov.br

registrado em: , ,