Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Última Semana Safety de 2018 foi realizada em Salvador
conteúdo

Notícias

Última Semana Safety de 2018 foi realizada em Salvador

Mais de 200 participantes compareceram aos quatro dias de evento
publicado: 04/12/2018 11h14, última modificação: 04/12/2018 17h26

Entre os dias 26 e 30 de novembro, a ANAC promoveu em Salvador (BA) a sexta e última edição da Semana Safety de 2018. A edição consolidou o sucesso do evento que teve as outras edições realizadas ao longo do ano, nas cidades de Curitiba, São Paulo, Manaus, Goiânia e Porto Alegre. 

A programação da Semana abordou, em seu primeiro dia, o tema segurança operacional com apresentações de servidores da Agência e palestras de convidados de outros órgãos de aviação. Entre os principais temas destacaram-se os relacionados a Checklist Pessoal de mínimos operacionais, RBAC 91 e DCerta. 

Palestrante do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA) apresentou exemplos de casos reais de acidentes que aconteceram na região onde se realizou a Semana e as estatísticas de número de acidentes, acidentes fatais e fatalidades no Brasil. Os representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA) e da Embraer trouxeram reflexões sobre os fatores contribuintes e os tipos de erros humanos que podem resultar em acidentes ou incidentes aeronáuticos. 

No segundo dia o foco foi a Aeronavegabilidade. A programação incluiu discussões sobre inspeções em organizações de manutenção, procedimentos e atualizações relativos ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), dúvidas frequentes sobre as exigências do RBHA 91 e as melhores práticas de implementação dos Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO).

Temas de interesse de operadores da aviação geral e de operadores de táxi-aéreo foram contemplados no terceiro dia. Foram debatidas informações sobre o novo sistema de Licenças e Habilitações, com a criação da Licença Digital, e os principais itens de verificação para a análise de processos e realização de inspeções no âmbito das operações de táxi aéreo. A edição de Salvador contou ainda com apresentações sobre infraestrutura aeroportuária, ministrada na manhã do último dia do evento. 

A Semana Safety foi criada com o objetivo de consolidar, em um único evento, as ações da ANAC voltadas à segurança operacional. A iniciativa busca otimizar os esforços da Agência na promoção da segurança na aviação civil brasileira ao atingir a maior quantidade de regulados e assim servir de fórum para debate. Para 2019 estão previstas sete edições do evento.

registrado em: , ,