Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Qualidade da informação do transporte aéreo é tema de debates em SP
conteúdo

Notícias

Qualidade da informação do transporte aéreo é tema de debates em SP

Evento organizado pela ANAC reúne regulados, pesquisadores e estudiosos
publicado: 26/11/2018 17h48, última modificação: 27/11/2018 13h22
Exibir carrossel de imagens Diretor-Presidente da ANAC, José Ricardo Botelho

Diretor-Presidente da ANAC, José Ricardo Botelho

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promove, entre esta segunda-feira (26/11) até a próxima sexta-feira (30/11), a VI Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo. Realizado em São Paulo, o evento reúne regulados, pesquisadores, estudiosos do setor e o órgão regulador da aviação civil brasileira. Aproximadamente 65 pessoas participaram do primeiro dia do seminário. O público estimado até o final do evento é de 350 participantes.

O evento teve início com a apresentação do Diretor-Presidente da Agência, José Ricardo Botelho, que destacou a evolução do setor aéreo nos últimos anos e pontuou algumas melhorias que ainda podem ser feitas para incentivar o crescimento da aviação. “A Agência conseguiu liberar o setor de amarras regulatórias que não fazem mais sentido algum em pleno século XXI, como foi o caso da aprovação da Resolução nº 400. Entretanto, existem outros dois temas que precisam ser debatidos para manter o crescimento do setor: a tributação sobre o QAV (querosene de aviação) e a abertura ao capital estrangeiro”, afirmou.

A cerimônia de abertura, iniciada às 9h30, também contou com uma explanação do Secretário Nacional de Aviação Civil, Dário Lopes, sobre o Plano Aeroviário Nacional, o estudo do crescimento da demanda por transporte aéreo e as necessidades de investimentos na infraestrutura aeroportuária. A terceira apresentação do dia foi de Maurício Emboaba, consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Emboaba explicou como é feita a formação de preços do QAV no Brasil. 

Na sequência, foi a vez de o Diretor da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Dany Oliveira, falar sobre o surgimento de novas tecnologias e como elas podem contribuir para a evolução do setor aéreo internacional. O penúltimo a apresentar no período da manhã foi o professor, pesquisador e coordenador do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR/ITA), Alessandro Oliveira, que abordou os mais recentes estudos internacionais de economia do transporte aéreo, especialmente aqueles que se debruçaram sobre os efeitos da desregulamentação da franquia de bagagem despachada e dos preços das passagens aéreas. 

A última apresentação da manhã do primeiro dia foi de Ricardo Catanant, Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC. Catanant falou sobre o trabalho que a Agência tem realizado para promover maior oferta de serviço e concorrência no mercado de aviação, além de mencionar o que tem sido feito pela ANAC para desburocratizar o setor público e a prestação dos serviços de transporte aéreo. O superintendente ressaltou a importância da Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo para que as melhores práticas continuem sendo adotadas no setor. “A informação de qualidade é a base para a boa regulação e fundamental para discussão de políticas públicas”, destacou.

A segunda parte do evento, no turno vespertino, foi destinada à realização do Simpósio de Economia do Transporte Aéreo (SETA 2018), todo ele apresentado por estudiosos e pesquisadores do ITA. O evento segue até o fim da semana, sempre das 8h30 às 17h30. Acesse a programação completa da VI Semana da Qualidade de Informação do Transporte Aéreo. Clique no link para acessar.

Sobre a Semana da Qualidade de Informação do Transporte Aéreo

O evento faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída em 2011 pela ANAC com objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e aumentar a proximidade da ANAC com seus principais públicos, entre eles, profissionais, empresários, estudantes, pesquisadores ligados à aviação civil e demais interessados.

A Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo é uma iniciativa da Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS).

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail: jornalismo@anac.gov.br
www.anac.gov.br