Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Projeto “SGSO Para Todos” entra em sua quinta fase
conteúdo

Notícias

Projeto “SGSO Para Todos” entra em sua quinta fase

Entre os documentos disponibilizados na página do projeto está versão revisada e ampliada do Manual do SGSO
publicado: 13/06/2018 15h04, última modificação: 13/06/2018 15h04

Teve início nesta quarta-feira (13/6) a quinta fase do projeto “SGSO Para Todos”. A nova etapa do projeto é marcada pela disponibilização de documentos, como uma nova e completa versão do Manual de Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) para Organizações de Manutenção (OM), de indicador de desempenho da segurança operacional e do Ofício-Circular nº 3/2018/GCVC/GGAC/SAR-ANAC, com todas as informações sobre a quinta fase do projeto.

Conheça abaixo um pouco mais sobre os novos documentos disponibilizados na página do projeto:

 

Indicador de Desempenho da Segurança Operacional

A partir dos dados obtidos das Organizações de Manutenção por meio do indicador de desempenho da segurança operacional, a ANAC poderá determinar um índice para o conjunto das Organizações de Manutenção Aeronáutica e torná-lo uma referência para as OMs brasileiras.

 

Indicador e Cartaz para as ações de promoção

No intuito de incentivar e auxiliar nas campanhas de promoção do SGSO voltadas à cultura de segurança operacional e a incentivar o envolvimento de todos no objetivo comum da melhoria contínua da segurança operacional, foi elaborado um modelo de cartaz para disponibilização no interior das OMs. O cartaz indica, de modo intuitivo e simplificado, o número de dias em que não houve retrabalho na empresa ou naquele setor.

 

Manual do SGSO revisado

Foi disponibilizada também uma nova versão do Manual do SGSO – MGSO para as empresas. A nova versão traz uma série de melhorias em relação à versão anterior, além de contemplar todas as seções originalmente previstas para o manual. Dessa forma, as empresas participantes do projeto poderão atualizar seus manuais ou criar a sua primeira versão, fazendo as devidas adequações (como a inclusão do nome da empresa, nomes dos responsáveis, etc.).

Os documentos estão disponíveis no endereço http://www.anac.gov.br/sgsoparatodos. Eventuais dúvidas e sugestões podem ser endereçadas diretamente à equipe do projeto por meio do telefone (61) 3314-4851 ou pelo e-mail gcvc145@anac.gov.br.

 

SGSO Para Todos

O projeto “SGSO Para Todos” foi lançado em maio de 2016 e tem como objetivo realizar ações de disseminação da cultura da segurança operacional e de boas práticas de gerenciamento de segurança operacional junto a Organizações de Manutenção (OM). A intenção do projeto é auxiliar na construção de um ambiente não punitivo de compartilhamento de dados e informações relativos ao gerenciamento dos riscos inerentes às atividades de manutenção aeronáutica e ajudar organizações que estejam enfrentando dificuldades para planejar e conduzir o processo de implementação do SGSO.

A fase anterior (4ª etapa) foi marcada pela disponibilização do curso “Familiarização em SGSO para Organizações de Manutenção”, que teve como objetivo apresentar os conceitos de gerenciamento da segurança operacional aplicados ao universo das Organizações de Manutenção certificadas segundo o RBAC 145. Atualmente o curso está sendo ministrado para sua segunda turma. Novas turmas serão divulgadas no Portal de Capacitação da ANAC (endereço:  https://sistemas.anac.gov.br/capacitacao/).