Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromos terá sua primeira edição
conteúdo

Notícias

Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromos terá sua primeira edição

A capacitação começará pelos profissionais do aeroporto do Galeão
publicado: 08/05/2018 10h17, última modificação: 09/05/2018 12h23

Foto: ASCOM/ANAC
Foto: ASCOM/ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou, no último mês, a primeira edição do Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo, com o objetivo de permitir o aperfeiçoamento e a atualização dos profissionais já capacitados como Bombeiro de Aeródromo, inclusive com a realização de exercícios de combate e controle de fogo real. Com isso, a ANAC passa a atender mais um padrão internacional preconizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), aproximando os processos de capacitação dos bombeiros de aeródromo brasileiros daqueles considerados como referências internacionais.

O evento será aplicado aos 164 bombeiros do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC) do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, e visa atender ao dispositivo normativo que entrará em vigor em janeiro de 2019. A partir de então, para permanecerem aptos a exercer suas atividades profissionais, os bombeiros dos aeródromos Classe IV deverão apresentar o Certificado de Aptidão Profissional de Bombeiro de Aeródromo (CAP-BA), documento adquirido após a conclusão do Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo.

Ressalta-se que para a execução do curso, há um currículo mínimo a ser seguido, publicado pela Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) por meio da Portaria nº 1.987/SIA, de 12 de junho de 2017 (clique no link para acessar).

Além do Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo, até o momento, foram autorizados pela Agência diversos cursos de capacitação que habilitaram ou especializaram 660 profissionais para atuação nos SESCINC. Estima-se que durante o ano de 2018 cerca de 800 Bombeiros de Aeródromo que atuam nos aeroportos Classe IV devam ser atualizados pelas organizações de ensino (OE-SESCINC) certificadas pela ANAC.