Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > ANAC sedia 3ª edição da reunião do Maintence Management Team
conteúdo

Notícias

ANAC sedia 3ª edição da reunião do Maintence Management Team

Grupo de autoridades aeronáuticas discutem harmonização de soluções regulatórias
publicado: 04/12/2018 14h50, última modificação: 04/12/2018 14h50

Na semana de 05 a 09 de novembro a ANAC sediou reunião do fórum quadrilateral denominado Maintenance Management Team (MMT). A 3ª edição do evento, que tem periodicidade anual, contou com a participação de representantes das Autoridades de Aviação Civil da União Europeia, Estados Unidos e Canadá para discussão de seus acordos na área de manutenção aeronáutica. Durante a reunião em Brasília, o grupo foi oficialmente estabelecido e seu documento de governança foi assinado (MMT Charter).
Maintenance Management Team, grupo criado em 2016, é composto por líderes dos departamentos responsáveis por manutenção aeronáutica da ANAC, da European Aviation Safety Agency (EASA), da Federal Aviation Administration (FAA) e do Transport Canada Civil Aviation (TCCA). O MMT tem como objetivo monitorar e gerenciar esforços colaborativos entre as quatro autoridades de aviação civil envolvidas, visando ao desenvolvimento e à implementação de soluções regulatórias harmonizadas para seus Acordos Bilaterais no âmbito das Organizações de Manutenção Aeronáutica (OMA). Os acordos de manutenção possibilitam o aperfeiçoamento de cooperação entre autoridades, aumento de eficiência em sua atuação, visando redução de ônus impostos sobre o setor bem como reduzindo redundância em atividades de vigilância.

O MMT abarca ainda um fórum de discussão chamado de Dia da Indústria (Industry Day), no qual associações e empresas do setor de manutenção debatem com as autoridades assuntos relativos ao setor e são apresentados tópicos de interesse comum que requerem atenção, envolvimento ou ação por parte das autoridades de aviação civil que compõem o MMT. O Industry Day ocorreu no Auditório da ANAC no dia 09/11 e contou com a participação de representantes de associações como AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), ARSA (Aeronautical Repair Station Association), ASD (Aerospace and Defence Industries Association of Europe), GAMA (General Aviation Manufacturers Association) bem como de empresas como Embraer, Gulfstream, Lufthansa Technik, Rockwell Collins e operadores aéreos como LATAM, AVIANCA, AZUL, dentre outras empresas do setor.