Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > ANAC divulga os primeiros examinadores credenciados autônomos de pilotos
conteúdo

Notícias

ANAC divulga os primeiros examinadores credenciados autônomos de pilotos

Publicação foi veiculada no Diário Oficial da União de 20 de junho de 2017
publicado: 22/06/2018 15h45, última modificação: 22/06/2018 15h45

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 20 de junho, os primeiros examinadores credenciados autônomos habilitados a aplicar de exames de proficiência técnica em pilotos. Esses exames ocorrem em apoio ao processo de concessão, revalidação ou convalidação das licenças, habilitações ou certificados de pilotos conduzidos pela Agência sob o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 61 (RBAC nº 61). Com a publicação, a ANAC expande sua rede de examinadores credenciados que, até o momento, eram vinculados somente às escolas de aviação civil, aos aeroclubes, aos centros de treinamento de aviação civil ou aos órgãos ou aos entes públicos ou, ainda, servidores da própria Agência.

Os novos examinadores foram aprovados a partir de processo seletivo composto pela seleção de candidatos aptos, avaliação de títulos, curso de formação e avalição teóricos e treinamentos práticos em serviço. Os novos examinadores serão regidos pela Resolução nº 444, de 24 de agosto de 2017, e pela Portaria nº 3.796, de 16 de novembro de 2017 (clique nos links para acessar os normativos).

O credenciamento de examinadores autônomos faz parte do projeto prioritário “Novo Modelo de Certificação de Pessoal”, gerido pela Superintendência de Padrões Operacionais e que tem como objetivo a melhoria da capacidade de atendimento aos exames de proficiência, especialmente em localidades de alta demanda. Nos próximos meses, mais candidatos devem concluir o processo seletivo e ser credenciados.

Os procedimentos para solicitação de exame de proficiência técnicas de piloto à Agência, no entanto, permanecem os mesmos e estão disponíveis para consulta em http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/processo-de-licencas-e-habilitacoes/b-exame-pratico.