Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > ANAC divulga dados da avaliação dos passageiros sobre serviços prestados por aéreas
conteúdo

Notícias

ANAC divulga dados da avaliação dos passageiros sobre serviços prestados por aéreas

Mais de 12 mil demandas de usuários do transporte aéreo foram respondidas em 2017
publicado: 16/01/2018 14h46, última modificação: 24/01/2018 15h59

Brasília, 16 de janeiro de 2018 - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) passa a divulgar a partir de hoje (16/01), o ranking com as manifestações dos usuários do transporte aéreo. Os dados foram coletados a partir de janeiro de 2017 por meio da plataforma consumidor.gov.br e são apresentados por empresa aérea. Na apuração divulgada hoje estão a quantidade de reclamações registradas; o prazo médio de resposta pela empresa; o índice de solução das demandas conforme a avaliação dos consumidores; e o índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma.

Para tratar as demandas de consumo de maneira unificada, a ANAC aderiu à plataforma “Consumidor.gov.br”, ambiente virtual criado pelo Governo Federal para atendimento às reclamações de consumidores e solução de conflitos. O canal permite o diálogo e a negociação direta entre os usuários do transporte aéreo e as empresas. Com as informações coletadas a ANAC tem realizado estudos com o intuito de analisar e divulgar as principais demandas.

Mais informações

A ANAC também publicará, ainda no 1º trimestre de 2018, relatório sobre os dados compilados da plataforma Consumidor.gov.br. Essa publicação conterá mais informações, como os assuntos que mais geraram demandas, e será divulgada trimestralmente. A divulgação desses dados resultará em maior transparência sobre a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas brasileiras, permitindo que o acesso à informação potencialize o poder de escolha dos consumidores e estimule a concorrência.

Veja abaixo o ranking por empresa. Para o levantamento foram consideradas as quatro companhias que juntas corresponderam a 99% da participação no mercado doméstico. 

 

Reclamações Registradas / Passageiros Transportados

Fonte: Consumidor.gov.br e ANAC

 

 

Prazo Médio de Resposta (dias) 

Fonte: Consumidor.gov.br e ANAC

 

 

Índice de solução das demandas pelas empresas, conforme a avaliação dos consumidores



Fonte: Consumidor.gov.br e ANAC

  

 

Índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma Consumidor.gov.br (notas de 1 a 5)

Fonte: Consumidor.gov.br e ANAC

 

 

Assessoria de Comunicação Social da ANAC 
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa 
E-mail: 
jornalismo@anac.gov.br 
www.anac.gov.br