Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Jato executivo HondaJet recebe certificação durante a LABACE 2017
conteúdo

Notícias

Jato executivo HondaJet recebe certificação durante a LABACE 2017

Certificação foi anunciada na terça-feira (15/8)
publicado: 17/08/2017 18h28, última modificação: 05/10/2017 15h13

No primeiro dia da Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (LABACE 2017), na última terça-feira (15/08), em São Paulo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou a certificação de tipo da aeronave HondaJet concedida à Honda Aircraft Company. O certificado segue a aprovação que a aeronave recebeu das autoridades de aviação civil dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration - FAA), da Europa (European Aviation Safety Agency - EASA) e do Canadá (Transport Canada). A certificação de tipo concedida à HondaJet tem como objetivo assegurar que a aeronave atenda, pelo menos, aos mesmos requisitos e níveis de segurança exigidos para os produtos aeronáuticos brasileiros. Durante a feira, um HondaJet estava em exposição estática e disponível para visitação do público.

A certificação de tipo é concedida pela ANAC quando o projeto de aeronave demonstra ter cumprido todos os requisitos aplicáveis de certificação e está apta para operar com segurança. Trata-se de uma evidência de que o nível de segurança da aeronave é compatível com padrões internacionais e que permite que aquele modelo seja comercializado no Brasil e ser registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). O processo de validação da HondaJet durou cerca de 13 meses.

É importante ressaltar que, além da certificação de tipo, cada aeronave importada deve ser submetida a uma vistoria da Agência. Apenas após obter os Certificados de Aeronavegabilidade e de Matrícula a aeronave estará apta a operar. Além disso, caso seja usada com fins comerciais, a aeronave deve também ser incluída nas Especificações Operativas de um Operador de Transporte Aéreo Certificado.

A publicação do Certificado de Tipo da aeronave HondaJet no Diário Oficial da União está prevista para acontecer no início de setembro.

Equipe da ANAC entrega certificado de tipo da aeronave HondaJet

Equipe da ANAC entrega certificado de tipo da aeronave HondaJet