Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > ANAC publica Edital do Processo de Certificação de Instrutores AVSEC
conteúdo

Notícias

ANAC publica Edital do Processo de Certificação de Instrutores AVSEC

Serão realizadas três edições do processo seletivo ao longo de 2016; primeira edição abre inscrições em 25 de maio
publicado: 18/05/2016 16h59, última modificação: 01/09/2017 10h23

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou na edição desta quarta-feira (18 de maio de 2016) do Diário Oficial da União o Edital nº 06/2016, que traz as regras para a seleção de candidatos a instrutor AVSEC (segurança contra atos de interferência ilícita) nos centros de instrução autorizados pela ANAC. O objetivo do processo seletivo é atender prioritariamente à demanda de profissionais com certificação vencida ou que possuem certificação a vencer em 2016.

Serão realizadas três edições do processo seletivo ao longo deste ano: a primeira acontece de 23 de maio a 19 de julho; a segunda, de 25 de julho a 26 de setembro; e a terceira será realizada de 17 de outubro a 19 de dezembro. As inscrições para a primeira edição de 2016 estarão abertas de 25 a 29 de maio (acesse o Edital e saiba como efetuar inscrição).

Cada edição oferecerá 40 (quarenta) vagas no total e terá as seguintes etapas: inscrição; análise da documentação; divulgação do resultado das análises, do calendário de realização das avaliações teórica e prática, e distribuição dos temas da aula prática; realização da avaliação teórica e da interposição de recurso; realização da avaliação prática; e divulgação dos resultados das avaliações teórica e prática.

Saiba mais sobre a certificação de instrutores AVSEC

O processo de certificação de instrutores AVSEC está previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 110, normativo da ANAC que institui o Programa Nacional de Instrução em Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita – PNIAVSEC. A elaboração e implementação de um sistema de certificação de instrutores na área de segurança contra atos de interferência ilícita é uma diretriz da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), instituição da Organização das Nações Unidas (ONU) da qual o Brasil é membro. Para atender a essa diretriz, a ANAC aplica um processo sistematizado de certificação, capaz de garantir a qualidade das instruções e treinamentos para a formação de profissionais que atuarão na implementação de medidas de segurança voltadas para a aviação civil.

Acesse para acessar o Edital nº 6/2016.

Acesse também o Formulário de inscrição, o modelo de Declaração e o Formulário de Avaliação de Aula Prática.