Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > ANAC promove workshop sobre Manutenção Preventiva por Pilotos
conteúdo

Notícias

ANAC promove workshop sobre Manutenção Preventiva por Pilotos

Evento foi realizado dia 30 de janeiro na cidade de São Paulo (SP)
publicado: 03/02/2017 14h34, última modificação: 30/08/2017 13h32

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoveu dia 30 de janeiro um workshop sobre Manutenção Preventiva por Pilotos. O evento foi realizado na cidade de São Paulo (SP) como parte da iniciativa de desenvolvimento do tema “Manutenção Preventiva por Pilotos”, prevista na Agenda Regulatória 2017-2018.

O evento reuniu profissionais e representantes de associações e sindicatos dos setores envolvidos, incluindo pilotos, mecânicos de manutenção aeronáutica, organizações de manutenção e proprietários, que tiveram a oportunidade de promover debates e discussões a respeito da manutenção preventiva por pilotos. Com a realização do workshop, a Agência pretende coletar subsídios para fomentar estudos e eventuais alterações em seus atos normativos.

O workshop foi realizado em duas etapas, tendo início com uma exposição da Agência acerca do tema que inclui seu enquadramento na Agenda Regulatória 2017-2018, os aspectos da Instrução Normativa n° 107, de 21 de outubro de 2016, a base regulatória em vigor, entre outros assuntos. Após essa introdução, os participantes puderam apresentar suas considerações sobre os temas e também sobre aspectos de segurança operacional, econômicos e sociais, além de debater potenciais pontos de conflitos antevistos na realização de manutenção por um piloto. Além da ANAC, a Helibras e a Confederação de Aerodesporto Brasileiro (CAB) também realizaram apresentações. Todas as apresentações estão disponíveis  (clique para acessar).

Durante o workshop, também foi oferecida aos participantes a oportunidade de oferecer contribuições por meio de formulário. Todas contribuições e discussões realizadas durante o evento serão analisadas como parte da fase de Estudos do tema, prevista para se encerrar no terceiro trimestre de 2017.

Acompanhe este e os demais temas da Agenda Regulatória 2017-2018 (clique no link para acessar).