Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > ANAC preside encerramento do CORSIA e participa de seminários no IBAS
conteúdo

Notícias

ANAC preside encerramento do CORSIA e participa de seminários no IBAS

Programação do dia 30/03 reúne seminários, workshops e evento internacional
publicado: 30/03/2017 17h57, última modificação: 06/06/2017 11h03

Paralelamente ao primeiro evento internacional do Brasil voltado à indústria aeroespacial internacional e à infraestrutura aeroportuária, o IBAS, a ANAC presidiu durante quatro dias o seminário regional do Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) para as Américas. O seminário é parte de uma programação internacional promovida pela International Civil Aviation Organization (ICAO) no intuito de instruir os países quanto ao trabalho desenvolvido pela Organização para viabilizar o esquema de compensação de CO2.

O seminário regional CORSIA teve início na última segunda-feira, 27, e foi encerrado hoje (30/03) pelo presidente da mesa e diretor da ANAC, Ricardo Fenelon Junior, pela Diretora de Meio Ambiente da ICAO, Jane Hupe, pela Secretária Geral também da ICAO, Fang Liu, e pelo Secretário de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dario Lopes.

Durante os dois primeiros dias (27 e 28), representantes da ICAO palestraram sobre o tema do seminário e apresentaram as regras para a sistemática a ser aplicada posteriormente. Nos dois dias seguintes (29 e 30), os representantes dos países participantes se dividiram em grupos para exercitarem experiências e, posteriormente, apresentarem os resultados aos demais grupos. Segundo o diretor da ANAC, Ricardo Fenelon Junior, essa sistemática permite a discussão do tema e a troca de experiências entre os países participantes.

A realização do seminário do CORSIA próxima à data do IBAS criou uma sinergia entre os eventos e, com isso, estimulou a participação de especialistas (nacionais e internacionais), já que estes estão presentes nos dois eventos. As outras etapas regionais do seminário estão previstas para acontecer até o dia 27 de abril deste ano na Alemanha, na Indonésia, no Cairo e no Quênia.

 

IBAS

Durante a realização do IBAS, nesta quinta-feira, 30/03, representantes da ANAC palestraram em mais quatro seminários e workshops sobre diversos assuntos, com o objetivo principal de fomentar discussões e trocar experiências sobre o setor de aviação civil.

O diretor da ANAC, Ricardo Fenelon Junior, discursou na abertura do Bussines Aviation Trends, espaço destinado para debates acerca das tendências de otimização e utilização de aeronaves, e à promoção de discussões sobre temas importantes para a ampliação da utilização da aviação de negócios na América Latina. Seu discurso foi voltado ao papel da aviação de negócios para o desenvolvimento econômico da América Latina.

O regime de propriedade compartilhada de aeronaves e empresas de gerenciamento também foi tema da Business Aviation Trends. O Superintendente de Padrões Operacionais da ANAC, Wagner Moraes, participou do painel e discursou sobre o assunto.

Durante o Workshop Ground Handling, o diretor da ANAC, Ricardo Bezerra, palestrou sobre o panorama da aviação na América Latina. O diretor destacou os dados do transporte aéreo brasileiro e a quantidade e qualidade dos serviços prestados pelas Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo, as chamadas “empresas de handling”.

No painel da Aerospace Day, o superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, palestrou sobre as políticas para a cadeia de fornecedores e requerimentos para internacionalização de aeronaves e citou a regulação brasileira sobre aeronaves remotamente pilotadas. Em seu discurso, o cenário do IBR 2020 também foi apresentado. 

registrado em: ,