Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > ANAC participa da abertura do International Brazil Air Show no Rio de Janeiro
conteúdo

Notícias

ANAC participa da abertura do International Brazil Air Show no Rio de Janeiro

Primeiro evento internacional do Brasil voltado à indústria aeroespacial internacional e à infraestrutura aeroportuária reúne gigantes do setor
publicado: 29/03/2017 15h50, última modificação: 06/06/2017 11h02

Com o objetivo de promover o encontro entre as cadeias aeroespacial, de infraestrutura aeroportuária e de fornecedores da aviação comercial, militar e executiva, teve início hoje (20/03), no Rio de Janeiro (RJ), o International Brazil Air Show (IBAS). A abertura oficial do evento contou com a participação de autoridades e representantes da aviação civil brasileira e mundial, entre elas o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), José Ricardo Botelho.

Durante a solenidade, José Ricardo Botelho proferiu um discurso no qual enfatizou a importância da aviação para o desenvolvimento de um país e relembrou os primórdios da aviação, por meio das mãos do aviador mineiro Santos Dumont e do seu avião 14 Bis. Botelho também elogiou a consolidação do atual modelo institucional do setor aéreo, destacando-a como uma das conquistas mais relevantes da aviação, e ressaltou que ‘’tal modelo dispõe de uma Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, que, com autonomia técnica e administrativa, promove o interesse público brasileiro por meio de ação isenta de regulação e fiscalização de toda aviação civil brasileira”.

José Ricardo Botelho também citou a Resolução ANAC nº 400, que versa sobre os novos direitos e deveres dos passageiros, elencando os benefícios promovidos pela nova norma, e defendeu os avanços que a liberdade da franquia de bagagem poderá agregar ao setor, como a vinda de empresas de baixo custo (low cost) para o Brasil e o aumento da concorrência. Já o crescimento de 10% ao ano no número de passageiros transportados na aviação civil brasileira e a concessão dos aeroportos fizeram parte do discurso não só do Diretor-Presidente da Agência, mas como do Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, e do Diretor-Brasil da International Air Transport Association (IATA), Carlos Ebner

A solenidade de abertura do IBAS contou, ainda, com a participação de outras autoridades da aviação civil internacional e nacional, como a Diretora Geral da International Civil Aviation Organization (ICAO), Fang Liu, a representante da Federal Adiministration Aviation (FAA), Victoria Wassmer, o Embaixador dos EUA, Michael Mckinley, o Secretário de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dario Lopes, o Secretário de Turismo do Ministério do Turismo, Nuesvaldo Ferreira, e o Brigadeiro do Ar, Carlos Vuyk. Representantes da Embraer, do aeroporto Rio Galeão e do Instituto Brasileiro de Aviação Civil também discursaram.

 

International Brazil Air Show

O IBAS acontece de hoje (29/03) até domingo (02/04) e terá duas etapas distintas. A primeira delas acontece até sexta-feira (31/03) e será voltada à área de negócios relacionados à aviação civil e terá como público-alvo executivos e CEO’s dos segmentos aeroespacial, defesa, aeroportos, companhias aéreas de outras empresas envolvidas com o setor, membros do governo e de entidades, delegações e da imprensa. Já no final de semana, entre os dias 1º e 2 de abril, o IBAS será aberto ao grande público, oferecendo uma grande feira voltada à aviação, shows aéreos e exposição de aeronaves.

Em todos os dias, a ANAC estará presente no pavilhão de stands disponibilizando folders, cartilhas sobre a Agência e outros informativos, garantindo que a sociedade e os regulados tenham a oportunidade de estabelecer um contato direto com representantes do órgão regulador brasileiro das áreas de aeronavegabilidade, padrões operacionais e de assessoramento internacional. Em programação paralela, Diretores e Superintendentes da ANAC irão participar de treze palestras e painéis entre os dias 29 e 31 de março. Além disso, a Agência também irá aproveitar a oportunidade para se reunir com a Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC) e com a International Civil Aviation Organization (ICAO).

Com a realização do IBAS, o Brasil pretende evidenciar para o campo internacional sua longa tradição aeronáutica, a capacitação tecnológica de excelência promovida em nossos centros de pesquisa e a longa tradição do país como construtor aeronáutico. A intenção é que o evento ajude a consolidar os mercados aeroespacial, de aeroportos e de aviação latino-americanos como uma força global, reconhecida pela excelência e tecnologia de ponta. O IBAS também deve ajudar a aquecer o mercado e a gerar valor e liderança para o setor de aviação civil na América Latina.