Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > ANAC lança versões em Inglês e Espanhol de cartilha sobre acessibilidade
conteúdo

Notícias

ANAC lança versões em Inglês e Espanhol de cartilha sobre acessibilidade

Publicação traz informações sobre passageiros com necessidade de assistência especial
publicado: 29/03/2016 17h18, última modificação: 05/09/2017 11h28

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lançou, nesta terça-feira (29), versões digitais em Inglês e Espanhol do Guia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro, publicação voltada para o atendimento de passageiros do transporte aéreo que necessitam de assistência especial. Resultado de uma parceria entre ANAC e Secretaria Especial de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, a cartilha foi elaborada com base na Resolução ANAC nº 280, de 11 de julho de 2013, que dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial ao transporte aéreo. 

A publicação traz as principais mudanças relacionadas à acessibilidade em relação a compra de passagens, apresentação para o embarque, cão-guia e embarque de equipamentos — além de apresentar as responsabilidades de empresas aéreas e operadores aeroportuários. O Guia destaca também a prioridade dos Passageiros com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) em relação aos demais e traz informações detalhadas sobre o acompanhamento em voo.

Lançada em novembro de 2015, a versão em Português da publicação foi distribuída nos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Galeão (RJ), e está disponível também em formato digital no portal da Agência.

Acesse a cartilha Guia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro nos idiomas Português, Inglês e Espanhol (arquivos digitais em formato PDF e versões audiodescritas em formato TXT).