Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > ANAC e DECEA promovem Simpósio sobre proficiência em inglês aeronáutico

Eventos

ANAC e DECEA promovem Simpósio sobre proficiência em inglês aeronáutico

Evento acontece nos dias 27 e 28 de setembro em São José dos Campos e tem inscrição gratuita
por publicado: 31/07/2017 16h06 última modificação: 31/07/2017 16h06

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (ICEA/DECEA) irão promover nos dias 27 e 28 de setembro o “Simpósio Comemorativo ANAC-ICEA: 10 Anos dos Requisitos de Proficiência em Inglês Aeronáutico no Brasil”. O evento acontecerá no auditório do ICEA, em São José dos Campos (SP), das 8 às 17 horas.

Além de marcar a celebração de 10 anos da implementação dos requisitos de proficiência linguística no Brasil, o Simpósio tem como objetivo divulgar as ações e os processos, realizados tanto pela ANAC quanto pelo ICEA/DECEA, voltadas à capacitação e à realização de exames de proficiência, promovendo a disseminação de conhecimentos e a troca de experiências entre os profissionais presentes. Para isso, durante o evento serão apresentados modelos de ensino de inglês aeronáutico em diferentes contextos e discutidas atualizações futuras que devem modificar a aplicação dos exames de proficiência.

Com o evento, a ANAC e o ICEA pretendem alcançar pilotos, controladores de tráfego aéreo, professores de inglês aeronáutico, gerentes e diretores de empresas aéreas, além de examinadores de proficiência linguística e equipes administrativas de entidades credenciadas para a aplicação de exames de proficiência. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de setembro pelo Portal de Capacitação da ANAC (clique no link para acessar).

 

Programação

No primeiro dia do Simpósio, os participantes terão a oportunidade de conferir apresentações sobre as ações de ensino e de avaliação de proficiência realizadas tanto pela ANAC quanto pelo ICEA, abordando a evolução histórica dessas ações, o cenário atual e as expectativas para o futuro.

Já a manhã do segundo dia será marcada pela realização do IV Seminário do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA). O evento contará com a apresentação do resultado de pesquisas de membros do grupo sobre a língua inglesa na formação de pilotos, além de discussões sobre o ensino de pronúncia de inglês aeronáutico para controladores brasileiros e a importância da elaboração de um glossário com termos de emergência para comunicações piloto-controlador. A relação entre ensino e aprendizagem de línguas e tecnologia será o tema da conferência plenária que tem início previsto para às 10h15 da manhã.

Também no segundo dia do Simpósio, os participantes terão a oportunidade de participar de uma adaptação dos workshopsA debate on SDEA’s test contente, format and tasks”, “Are the Language Proficiency Requirements focusing on real life communication issues?” e “Language, Culture and Effective Radiotelephony Communications: analysing case studies from aviation stakeholders’ perspectives”. Os workshops foram apresentados por representantes da ANAC, do ICEA e por uma pesquisadora da Universidade de São Paulo, respectivamente, na cidade de Dubrovnik, na Croácia, durante um evento promovido pela International Civil Aviation English Association (ICAEA).

Confira a programação completa do Simpósio Comemorativo ANAC-ICEA: 10 Anos dos Requisitos de Proficiência em Inglês Aeronáutico no Brasil (clique no link para acessar).

 

Simpósio Comemorativo ANAC-ICEA: 10 Anos dos Requisitos de Proficiência em Inglês Aeronáutico no Brasil
Data: 27 e 28 de setembro de 2017.
Horário: das 8 às 17 horas.
Local: auditório do Instituto de Controle do Espaço Aéreo – Endereço: Praça Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, 50 – Vila das Acácias, São José dos Campos (SP).
Inscrição: inscrição gratuita pelo Portal de Capacitação da ANAC até o dia 5 de setembro (clique no link para acessar). Vagas limitadas.

 

* Importante: Participantes estrangeiros devem preencher formulário próprio com informações adicionais e encaminhar para o e-mail proficiencia.linguistica@anac.gov.br até o dia 9 de agosto. Clique nos links para acessar o formulário:

- Versão em português
- Versão em inglês

registrado em: ,