Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > ANAC certifica INFRAERO como organização de ensino de combate a incêndio em aeroportos

Notícias

ANAC certifica INFRAERO como organização de ensino de combate a incêndio em aeroportos

Empresa poderá ministrar curso de capacitação para bombeiros de aeródromos de todo o país
por publicado: 21/09/2017 17h09 última modificação: 05/10/2017 15h14
INFRAERO recebeu certificação como organização de ensino de combate a incêndio em aeroportos

INFRAERO recebeu certificação como organização de ensino de combate a incêndio em aeroportos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entregou à diretoria da INFRAERO, nesta quinta-feira (21/9), o certificado que reconhece a administradora de aeroportos como Organização de Ensino Especializada na Capacitação de Recursos Humanos para o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (OE-SESCINC) Tipo 2. O diploma foi entregue pelo Diretor da ANAC Ricardo Bezerra ao presidente da INFRAERO, Antônio Claret de Oliveira, na sede da Agência. De posse da certificação, a empresa está apta a ministrar cursos para bombeiros de aeródromos, podendo atender ainda a demanda de qualquer aeroporto do país por esse tipo de treinamento profissional.

Com a certificação da INFRAERO, o Brasil passa a ter três organizações especializadas na capacitação de bombeiros de aeroportos com instalações para treinamento prático Nível 2, conforme previsto na Resolução ANAC nº 279/2013. A primeira organização credenciada, em 2015, foi a empresa privada Falck Fire & Safety do Brasil, cuja certificação foi atualizada em 2017. No início de setembro deste ano, foi a vez de a Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) receber o certificado OE-SESCINC Tipo 2 da ANAC.

A INFRAERO, uma vez certificada como OE-SESCINC, poderá ministrar cursos de habilitação de bombeiros de aeródromos 1 e 2 e cursos de especialização para bombeiro de aeródromo motorista/operador de CCI. O objetivo da ANAC ao estabelecer a obrigatoriedade de certificação para organizações de ensino de bombeiros especializados no atendimento de aeroportos é padronizar e elevar o nível da formação desses profissionais. Por meio da definição de requisitos mínimos para a capacitação, objetiva-se a disponibilização de recursos humanos qualificados para o exercício das funções operacionais do SESCINC.

“Esse certificado serve para mostrar que a INFRAERO tem muita capacidade técnica e que também pode ter outras fontes de receitas”, disse o presidente da empresa, Antônio Claret de Oliveira. Segundo o dirigente, o objetivo da INFRAERO é elaborar um plano de negócios e começar a oferecer o treinamento para bombeiros de aeródromos no prazo mais rápido possível. A administradora de aeroportos poderá, conforme a certificação, ministrar os cursos, de forma complementar, no Centro de Instrução INFRAERO, que funciona na sede da empresa em Brasília, e nas instalações da Alternativa Brigadas de Emergências (Work Fire), em Guarulhos/SP.