Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > ANAC atualiza certificados digitais indispensáveis para acesso aos sistemas

Notícias

ANAC atualiza certificados digitais indispensáveis para acesso aos sistemas

Usuários dos sistemas da ANAC devem instalar o certificado Raiz ICP-Brasil
por publicado: 25/01/2017 11h14 última modificação: 25/01/2017 15h25

No dia 24 de janeiro de 2017, a ANAC efetuou a renovação dos certificados digitais de seus sistemas, utilizando a cadeia de certificados da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-BRASIL). O novo certificado, no entanto, não se encontra instalado por padrão nos navegadores da maioria dos usuários. Por esse motivo, os navegadores de internet podem exibir a informação de que os sites da ANAC não são confiáveis ou possuem certificado inválido. Para que o acesso aos serviços e sistemas disponibilizados pela Agência possa ocorrer de forma segura, faz-se necessária a instalação da nova Raiz da ICP-Brasil como Autoridade de Certificação Raiz Confiável em estações de trabalho e demais dispositivos.

 

Como instalar o certificado Raiz ICP-Brasil

Para instalar o novo certificado, o usuário deverá clicar no link http://acraiz.icpbrasil.gov.br/credenciadas/RAIZ/ICP-Brasilv5.crt e realizar seu download. A seguir, deverá clicar sobre o arquivo baixado e seguir o Assistente de Importação de Certificados. Instruções detalhadas para instalação podem ser obtidas no endereço http://www.iti.gov.br/icp-brasil/navegadores.

O uso de certificados digitais é o que garante a comunicação segura entre um sítio na Internet e o navegador dos usuários. Em virtude do Decreto nº 3.996, de 31 de outubro de 2001, na Administração Pública Federal devem ser utilizados certificados emitidos por Autoridades Certificadoras pertencentes à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-BRASIL).