Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Prazo para uso de VANT no combate ao Aedes é reduzido
conteúdo

Notícias

Prazo para uso de VANT no combate ao Aedes é reduzido

ANAC e outros órgãos públicos fazem parceria
publicado: 23/02/2016 17h47, última modificação: 05/09/2017 11h41

Brasília, 23 de fevereiro de 2016 -  Os órgãos públicos que solicitarem utilização de VANT (veículo aéreo não tripulado) no combate ao mosquito Aedes Aegyptià Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) serão atendidos em até nove dias. A redução do prazo, que é de 60 para até nove dias, é uma das ações da parceria entre a Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para combate ao mosquito.

Para obter as autorizações para o uso de VANT no combate aoAedes, o órgão público deverá verificar se o equipamento de rádio transmissão já está homologado pela Anatel. Em caso positivo, o responsável deverá encaminhar ofício assinado pelo responsável do órgão solicitante à ANAC. De posse da autorização da ANAC, o solicitante deverá identificar o local de sobrevoo e informar ao Decea, enviando os documentos obtidos anteriormente. Veja o passo a passo detalhado no infográfico: http://www.aviacao.gov.br/assuntos/drone-legal/aedes-aegypti

É importante frisar que os prazos de análise podem variar, por isso é imprescindível que os solicitantes apresentem a documentação correta, conforme o padrão apresentado. 

Atualmente, os municípios de Chapecó (SC), Santo Antônio da Platina (PR), São José dos Campos e São Paulo (SP) já possuem autorizações da ANAC para o uso de VANT no combate e monitoramento de focos doAedes.  

A ANAC recomenda aos operadores aeroportuários, oficinas de manutenção e aeroclubes de todo o país que façam vistorias periódicas nos estabelecimentos como forma de prevenção aos possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ANAC também orienta a comunidade da aviação civil para que fiquem atentos aos possíveis focos do mosquito para que todos possam contribuir nessa jornada contra a proliferação das doenças transmitidas por ele.

Outras ações: 

Além de participar da parceria na redução do prazo para utilização de Vant no combate ao Aedes, a ANAC também está conscientizando seus servidores e a comunidade da aviação civil para que todos possam se unir contra o mosquito. A ANAC também trabalhou no Dia Nacional de Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti, que ocorreu no dia 12 deste mês, na cidade de Taubaté. 

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail: jornalismo@anac.gov.br 
www.anac.gov.br