Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > ANAC realiza visita à FAA para discutir melhores práticas operacionais no treinamento de pilotos
conteúdo

Notícias

ANAC realiza visita à FAA para discutir melhores práticas operacionais no treinamento de pilotos

A fase de treinamento dos instrutores, avaliadores e inspetores de aviação civil será iniciada ainda este ano
publicado: 04/07/2016 17h53, última modificação: 01/09/2017 09h49

A Agência Nacional de Aviação Civil realizou uma visita de intercâmbio técnico junto à FAA (Federal Aviation Administration), Autoridade de Aviação Civil dos Estados Unidos, em maio de 2016, em Washington, nos Estados Unidos. Nesta oportunidade foram esclarecidas dúvidas a respeito das melhores práticas regulatórias e requerimentos estruturais mínimos para implantação, execução e vigilância continuada do Advanced Qualification Program (AQP), que é um programa voluntário de treinamento operacional por competência de pilotos, utilizado no Sistema de Aviação Civil dos EUA há 25 anos.

Atualmente, as empresas do grupo LATAM encontram-se em fase de implantação do programa, motivo pelo qual a Agência incluiu o seu representante na comitiva brasileira que participou do encontro. Interagiram neste intercâmbio alguns Inspetores de Operações da FAA, gerentes AQP de  empresas aéreas americanas e especialistas em gestão de risco na atividade aérea.

Durante o encontro, a ANAC recebeu convite para realizar uma apresentação sobre o status do programa no Brasil, em um Simpósio AQP que ocorrerá de 18 a 20 de outubro de 2016, em Dallas, no Texas.

A fase de treinamento dos instrutores, avaliadores e inspetores de aviação civil será iniciada ainda este ano e a ANAC acredita que a Comunidade de Aviação Civil dará um grande passo para o aprimoramento sistêmico do Nível Aceitável de Segurança Operacional nas operações aéreas do país".