Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > ANAC fiscaliza desembarque de delegações que participarão da Paralimpíadas
conteúdo

Notícias

ANAC fiscaliza desembarque de delegações que participarão da Paralimpíadas

Aproximadamente 1.870 passageiros de delegações desembarcarão no aeroporto do Galeão nesta quarta-feira
publicado: 31/08/2016 14h58, última modificação: 31/08/2016 15h08
Exibir carrossel de imagens ANAC fiscaliza desembarque de paratletas no Galeão

ANAC fiscaliza desembarque de paratletas no Galeão

Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2016 - Na madrugada desta quarta-feira (31) teve início o pico de desembarque das delegações paralímpicas no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Até o final desta quarta-feira são esperados para o terminal os desembarque de aproximadamente 483 atletas cadeirantes, em 25 voos internacionais, com cerca de 1.870 passageiros das delegações. Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 terá sua abertura no próximo dia 7 de setembro e se estenderá até o dia 18 do mesmo mês.

Até o próximo dia 22 de setembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estará com a Operação ANAC Rio 2016. Assim como ocorreu no período das Olímpiadas, a Agência reforçou o número de fiscais nos principais aeroportos do país, com objetivo de intensificar a prestação de assistência aos atletas, membros de delegações e turistas que devem chegar ao país.

O diretor da ANAC, Ricardo Bezerra, esteve no Galeão nesta manhã e presenciou o desembarque dos passageiros do primeiro pouso do pico de movimento do aeroporto, que ocorreu por volta de 00h20m.

Fiscais da ANAC, de órgãos do setor aéreo e agentes colaborativos estão divididos em grupos para acompanhar todos os voos que estão pousando no Galeão. Até o momento já chegaram ao país membros das delegações da Argentina, França, Pápua-Nova Guiné, Cuba, Itália, China, Ucrânica, Korea, entre outros, sem registros de ocorrências relevantes.  Durante todo o período paralímpico os agentes da ANAC darão atenção especial aos embarque e desembarque dos Passageiros com Necessidade de Atendimento Especial (PNAE). Vale relembrar que a Agência possui uma cartilha especial, elabora junto com a Secretária de Direitos Humanos, voltada exclusivamente para os direitos e obrigações dos PNAEs. Consulte o Guia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro

Para a Operação ANAC Rio 2016, mais de 500 servidores e colaboradores estão atuando nos dez aeroportos coordenados pela Agência. Especificamente para as Paralimpíadas, os servidores da Agência estarão mais concentrados nos aeroportos Galeão, Santos Dumont, Congonhas (SP) e Guarulhos (SP).

Semelhante ao que aconteceu na Operação Copa, os inspetores da ANAC são responsáveis por fiscalizar as empresas aéreas no cumprimento da prestação de assistência ao passageiro, pelos serviços de monitoramento do cumprimento de slots na aviação geral e executiva e pelo serviço de auxílio aos usuários.

 

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
Telefones:
 (61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4497 / 4498
Plantão de Imprensa: (61) 9 9112-8099
E-mail: jornalismo@anac.gov.br 
www.anac.gov.br