Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Ipanema EMB-203
conteúdo

Notícias

Ipanema EMB-203

ANAC certifica novo avião agrícola da Embraer
publicado: 20/11/2015 18h39, última modificação: 20/11/2015 18h39

ANAC certifica novo avião agrícola da Embraer

A ANAC entregou hoje(20 de novembro), em São José dos Campos, o Certificado de Tipo da aeronave EMB-203 (Novo Ipanema) da Embraer, modelo de avião para operação agrícola da empresa derivado da família EMB-202A (Ipanema).

Fabricado na unidade da Embraer em Botucatu, a aeronave EMB-203 é monomotora, possui fuselagem montada sobre asa baixa e trem de pouso convencional com rodas para operar em pistas pavimentadas e não pavimentadas. Ela utiliza etanol como combustível, o mesmo utilizado nos veículos brasileiros e no seu antecessor EMB-202A (certificado em 2004).

As principais alterações de projeto em relação aos demais da família Ipanema da Embraer são o aumento de envergadura da asa, aumento do peso máximo de decolagem, aumento no espaço interno, melhorias na ergonomia de cabine, aumento capacidade volumétrica do tanque de produtos químicos, melhorias aerodinâmicas, entre outras. O conjunto dessas modificações foi considerado significante em aspectos técnicos certificação, o que demandou cumprimento com requisitos mais recentes dos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) e, consequentemente, com maior nível de segurança associado.

A certificação da aeronave é resultado de mais de quatro anos de trabalho conjunto da ANAC e da Embraer, e a entrada em operação da aeronave está prevista para dezembro deste ano.
Na cerimônia de entrega do Certificado de Tipo, a Embraer doou uma maquete da aeronave EMB-203 para fazer parte do acervo das Memórias da Certificação da ANAC em São José dos Campos.