Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > II Seminário ANAC-INMETRO: RBAC 120 e Acreditação de laboratórios
conteúdo

Notícias

II Seminário ANAC-INMETRO: RBAC 120 e Acreditação de laboratórios

Inscrições abertas até 28/07/2015
publicado: 29/06/2015 11h23, última modificação: 28/09/2017 16h08

Inscrições abertas até 28/07/2015

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vai realizar, no dia 17 de agosto de 2015, o “II Seminário ANAC-INMETRO: RBAC 120 e Acreditação de laboratórios”. O evento acontece no auditório do edifício-sede da ANAC, em Brasília (DF), das 8h às 17h, e tem como objetivo promover o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 120 , documento que requer a implantação e manutenção de programas de prevenção do risco associado ao uso indevido de substâncias psicoativas na Aviação Civil.

Durante o seminário, serão abordados os requisitos para que um laboratório possa atuar no âmbito desses programas, com ênfase no processo de acreditação de laboratórios (principais requisitos, procedimentos, prazos e custos para a obtenção da acreditação do Inmetro). Será apresentada também a Instrução Suplementar (IS) nº 120-002A , que detalha orientações e recomendações para o desenvolvimento, implementação e gestão dos programas previstos no RBAC nº 120.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28/07/2015, no Portal de Capacitação da ANAC. Inscreva-se aqui (veja instruções para inscrição ao final da matéria). Podem participar representantes de laboratórios interessados em atuar no âmbito deste regulamento, colaboradores ou prestadores serviços de empresas do setor de aviação civil, incluindo empresas de transporte aéreo, oficinas de manutenção aeronáutica, aeroportos, operadores de serviços aéreos especializados e diversos prestadores de serviços afins. Inscrições gratuitas; vagas limitadas.

O seminário faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída pela ANAC em 2011 com o objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e de aumentar a proximidade da Agência com seus principais públicos — entre eles profissionais, empresários, estudantes, pesquisadores ligados à aviação civil e demais interessados. A Ação Nacional é um evento itinerante em nível nacional, na qual técnicos e especialistas divulgam boas práticas, tiram dúvidas sobre normas e serviços, e conhecem de perto os desafios enfrentados pelos segmentos do setor.

Mais informações pelos telefones (21) 3501-5780, (21) 3501-5107, ou (21) 3501-5082 (Secretaria de Capacitação da ANAC).

Veja a seguir mais detalhes sobre o evento:

II Seminário ANAC-INMETRO: RBAC 120 e Acreditação de laboratórios
Data: 17/08/2015
Local: Auditório da Sede da ANAC – Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate – Torre A – 1º andar – Brasília - DF
Horário: das 8h às 17h
Inscrição: até 28/07/2015, pelo link https://sistemas.anac.gov.br/capacitacao/course/view.php?id=1420 . Inscrições gratuitas; vagas limitadas.
Público-alvo: representantes de laboratórios que estejam perto de obter condições para atendimento ao RBAC 120 (conforme ação de prospecção em curso pelo INMETRO); representantes de laboratórios já acreditados e em condições plenas de atender ao RBAC 120; e representantes de empresas obrigadas ao regulamento: colaboradores ou prestadores de serviços de empresas do setor de aviação civil, incluindo empresas de transporte aéreo, oficinas de manutenção aeronáutica, aeroportos, operadores de serviços aéreos especializados e diversos prestadores de serviços afins.

Instruções para inscrição
(1) acesse o Portal de Capacitação, em: https://sistemas.anac.gov.br/capacitacao/ ; (2) caso ainda não possua login de usuário e senha de acesso ao Portal de Capacitação da ANAC, busque no Portal a opção “cadastramento de usuários” e efetue o cadastro; (3) de posse de login de usuário e senha cadastrados, acesse o sistema e solicite inscrição em https://sistemas.anac.gov.br/capacitacao/course/view.php?id=1420 ; (4) sua inscrição será analisada pela Agência, sendo necessário aguardar confirmação de matrícula.

registrado em: , ,