Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Nota à Imprensa
conteúdo

Notícias

Nota à Imprensa

Esclarecimentos sobre a aeronave PR-AFA
publicado: 15/08/2014 18h19, última modificação: 04/08/2017 11h28

Esclarecimentos sobre a aeronave PR-AFA

Brasília, 15 de agosto de 2014 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reitera que a aeronave PR-AFA, modelo CESSNA AIRCRAFT 560XL, acidentada em Santos no dia 13/08/2014, estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade válidos, ou seja, a última verificação anual completa das manutenções foi executada em fevereiro deste ano.

A aeronave PR-AFA, fabricada em 2010, tem uma configuração para 9 passageiros e possuía o gravador de voz (Cockpit Voice Recorder – CVR) instalado. Pela regulamentação, a aeronave não pode decolar se o CVR não estiver funcionando. O equipamento, embora não seja um item de segurança, deve ser obrigatoriamente checado pelo comandante antes do início do taxiamento, conforme manual de operação do fabricante da aeronave. O manual também estabelece que o CVR deve ser verificado a cada 150 horas de voo ou 24 meses, o que ocorrer primeiro.

A aeronave era de propriedade da CESSNA FINANCE EXPORT CORPORATION e era operada pela empresa privada AF ANDRADE EMPR. E PARTICIPACOES LTDA, por meio de arrendamento operacional (leasing), conforme Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). A ANAC informa que solicitou apoio da Polícia Federal (PF) para localização do operador a fim de verificar informações veiculadas pela imprensa sobre eventual venda da aeronave, ainda não comunicada à Agência.

A ANAC está contribuindo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) e com a Polícia Federal para as apurações sobre as circunstâncias e as causas do acidente. Todas as informações levantadas pela Agência serão encaminhadas a esses órgãos para comporem os processos de investigação.

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail: jornalismo@anac.gov.br

registrado em: , ,