Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > ANAC intensifica fiscalização após 1° fase da Copa
conteúdo

Notícias

ANAC intensifica fiscalização após 1° fase da Copa

Aeroportos de Belo Horizonte (MG) terão reforço em 28/06
publicado: 27/06/2014 18h14, última modificação: 10/08/2017 15h29

Aeroportos de Belo Horizonte (MG) terão reforço em 28/06

Brasília, 27 de junho de 2014 – Após o encerramento da 1° fase de jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) intensificará as ações de fiscalização da Operação Especial realizada pela Agência nos aeroportos das cidades que ainda receberão jogos. Com o aumento da demanda de passageiros previsto para amanhã (28/06) nos aeroportos de Belo Horizonte (MG) e do Rio de Janeiro (RJ), haverá reforço das equipes que acompanharão a prestação dos serviços aos passageiros, a movimentação de aeronaves da aviação geral, o cumprimento dos horários de pousos e decolagens (slots) autorizados nos aeroportos coordenados e a prestação de assistência de material nos termos da Resolução n°141/2010. Também continuarão sendo realizadas inspeções de rampa para averiguar questões ligadas à segurança operacional.

Os aeroportos de Confins (MG), Pampulha (MG) e Carlos Prates (MG) serão especialmente observados neste sábado (28/06), tendo em vista que nesses terminais ocorrerão embarques e desembarques de turistas e torcedores de todo o mundo que virão assistir ao primeiro jogo do Brasil nas oitavas de final. As demais cidades-sede dos outros jogos dessa fase, como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Recife (PE) e Salvador (BA) também serão especialmente observadas nos dias dos jogos, tendo em vista o pico de demanda observado nos aeroportos dos locais em que há disputa.

A Operação Especial para a Copa do Mundo FIFA 2014 da ANAC teve início em 05/06 e vai até o dia 25/07/2014 em 42 aeroportos, dos quais 16 estão localizados nas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. Essa é a maior operação especial já realizada pela Agência, tendo em vista o envolvimento de até 1000 servidores escalados ao longo de todo o período para atuar em turnos de 24 horas nos aeroportos de Brasília (DF), Galeão (RJ) e Guarulhos (SP), além da presença nos dias e horários de maior movimento em outros aeroportos. A ANAC também monitora 46 outros aeroportos por meio do Centro de Coordenação e Controle,  no Rio de Janeiro. A atuação da ANAC é parte da operação especial do setor para o Mundial, organizada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO), coordenada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), e conta com a participação de vários órgãos do Governo que atuam nos aeroportos e na aviação civil.


Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail: jornalismo@anac.gov.br