Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > ANAC encerra mandato na presidência da CLAC
conteúdo

Notícias

ANAC encerra mandato na presidência da CLAC

Agência propõe acordo entre África e América Latina
publicado: 21/11/2014 18h13, última modificação: 21/06/2017 12h16
Agência propõe acordo entre África e América Latina
Brasília, 21 de novembro de 2014 – O Brasil, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), encerrou nesta sexta-feira, durante a XXI Assembléia da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC), na Guatemala, seu mandato na presidência da Comissão no biênio 2013-2014. O diretor-presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, que conduziu a Assembléia ao longo desta semana, avalia que, dentre outros avanços, estar à frente da Comissão contribuiu para o maior reconhecimento da América Latina e do Brasil na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
Outra das principais conquistas do período foi a preparação do acordo de céus abertos (open skies) entre países africanos e latino-americanos, aprovado na Assembléia. A proposta de acordo foi entregue à secretária-geral da Comissão Africana de Aviação Civil (CAFAC), Iyabo Sosina, durante o último ato formal do exercício da presidência da CLAC pelo diretor-presidente Marcelo Guaranys. Acordos como esses são firmados para definir regras de operações aéreas e, especialmente, a não limitação de frequências de voos entre países signatários. A proposta de acordo compreende 22 países da América do Sul, América Central, Caribe e México e a CAFAC, com um total de 54 países africanos. Estão contemplados no projeto: Capacidade livre (número ilimitado de voos), quadro de rotas totalmente aberto, direitos de tráfego de até a sexta liberdade do ar e liberdade tarifária.
Esse acordo, caso aprovado pelos países africanos, representará um salto nas relações entre a CLAC e CAFAC, criando condições para tais operações no médio e no longo prazo e preenchendo uma lacuna hoje existente quanto a ligações aéreas entre os dois continentes. Além disso, o acordo facilitará as negociações entre os estados das duas regiões, gerando relacionamentos mais fortes em domínio da aviação civil entre os países das regiões.
Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
Telefones: (61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4497 / 4498 / 4642
Plantão de Imprensa: (61) 9112-8099*
E-mail: jornalismo@anac.gov.br
* das 19h às 9h nos dias úteis e 24h nos finais de semana e feriados
registrado em: , ,