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Release da SAC à imprensa

Pesquisa sobre qualidade dos serviços nos aeroportos
publicado: 20/05/2013 18h14, última modificação: 11/08/2017 11h55

Brasília, 18 de maio de 2013 –  A cordialidade e a eficiência dos funcionários aeroportuários foram os itens mais bem avaliados pelos passageiros que passam pelos aeroportos brasileiros.  Uma pesquisa de opinião realizada pela primeira vez pelo governo brasileiro revelou também que os preços cobrados pelos estacionamentos e estabelecimentos de alimentação e de comércio são as principais reclamações dos passageiros. “Essa pesquisa é uma ferramenta importante porque vai servir para a construção de soluções que aprimorem a gestão dos aeroportos no país”, explicou o ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco. O mapeamento dos indicadores de desempenho aeroportuário brasileiro ajudará a SAC a aperfeiçoar a governança do setor. A ideia é que a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) analise os resultados da pesquisa e estipule metas para que os aeroportos se tornem mais eficientes na percepção do passageiro.

A partir do mapeamento, os aeroportos deverão desenvolver um plano de gestão para manter as avaliações positivas e melhorar os indicadores das áreas com baixa avaliação do passageiro. Os dados divulgados são referentes ao primeiro trimestre de 2013, quando foram feitas 21.216 entrevistas, sendo 16.061 nas salas de embarque doméstico e 5.155 nas salas de embarque internacionais, em 15 aeroportos.  A pesquisa foi realizada pela empresa de consultoria Praxian, contratada por meio de licitação pública, pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), no âmbito da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), e avaliou diversos indicadores: acesso ao aeroporto; check-in; emigração; inspeção de segurança; imigração; aduana, instalação aeroportuária; e ambiente do aeroporto.

Adicionalmente, foram coletados dados gerais do perfil do passageiro, tais como: tipo de voo; tipo de transporte utilizado até o aeroporto; motivo de viagem; forma de realização do check-in; freqüência da viagem e tempo de antecedência para o voo.   Em um primeiro momento, a pesquisa foi feita nos 15 aeroportos relacionados aos eventos da Copa das Confederações e Copa do Mundo.

As informações foram coletadas nos seguintes terminais: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus/AM), Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Internacional Augusto Severo (Natal/RN), Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Aeroporto Internacional Gilberto Freire (Recife/PE), Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Cuiabá/MT), Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins/MG), Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro (Guarulhos/SP), Aeroporto de Congonhas (SP), Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas/SP), Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão (RJ), Aeroporto Santos Dumont (RJ), Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre/RS) e Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba/PR).

Os resultados que estão sendo apresentados hoje se referem ao primeiro trimestre deste ano, mas os dados continuarão a ser apurados durante todo o ano de 2013. As pesquisas estão sendo feitas de forma presencial, nos horários de maior fluxo de passageiros, seguindo um questionário padronizado, com atribuição de notas que variam em uma escala de um a cinco, sendo a nota cinco a maior avaliação possível.

Sobre os passageiros

A pesquisa revelou que 60% dos passageiros entrevistados neste período viajavam a lazer, um reflexo de a coleta de dados ter se concentrado nos meses de janeiro e fevereiro, período de forte movimento de férias da população e de turismo no Brasil. Sobre a freqüência média do uso de avião como meio de meio de transporte, 36% são passageiros não frequentes, ou seja, realizaram até duas viagens de avião, considerando-se ida e volta, nos últimos doze meses. A maior parte dos viajantes (52%) utilizou transporte privado para a locomoção até o aeroporto, dentre os que utilizaram transporte público, a maioria (68,83%) se deslocou por meio de táxis. Em relação à forma de check in utilizada, 43% dos passageiros entrevistados realizou o procedimento no balcão da companhia aérea, 18% fizeram o check in pela internet e 19% pelo autoatendimento eletrônico.  A maioria dos passageiros entrevistados (33%) chega ao aeroporto entre 1h e 1h e 30min prévio ao horário de saída do vôo. Já para o caso de vôos internacionais, a maioria dos passageiros entrevistados (32%) chega ao aeroporto com mais de 3h antes do horário de saída do vôo.