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Operação Fim de Ano: balanço de 22/12

Percentual acumulado de atrasos do dia é de 7,5%
publicado: 23/12/2013 13h07, última modificação: 23/08/2017 15h10

Brasília, 22 de dezembro de 2013 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) monitorou a situação dos voos e a prestação do serviço de transporte aéreo em todos os aeroportos do País no dia de hoje (22/12). No acumulado do dia até 22hrs, o percentual de atrasos foi de 7,5% e o de cancelamentos 4,8%.

A Agência ainda esclarece que, para uma correta percepção do passageiro, deve-se considerar a informação atualizada e não o acumulado do dia, por se tratar dos dados que demonstram a prestação do serviço de transporte aéreo naquele momento em cada aeroporto. O relatório de acompanhamento dos voos é produzido com base nos percentuais de atrasos de voos com mais de 30 e 60 minutos em relação ao seu horário de partida. Os dados são computados e divulgados hora a hora pelos operadores aeroportuários e encaminhados para a ANAC. A Agência monitora esses percentuais diariamente e acompanha a prestação de serviço ao passageiro por meio da Operação de Fim de Ano, que está ocorrendo desde o dia 13/12. Nesta operação, 315 servidores trabalham em turnos até o dia 13/01 para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros nos 12 principais aeroportos do País. Em Brasília, Guarulhos e Galeão, a fiscalização é feita 24h.

As principais companhias aéreas apresentaram à ANAC os planos de contingência para essa época do ano. Cada empresa elabora o seu plano, de acordo com suas características, e firmam diversos compromissos, como: a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, aeronaves reserva disponíveis, o aumento no efetivo de tripulação, o remanejamento das manutenções programadas nas aeronaves e o reforço no treinamento das equipes de solo. A Agência também possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC) localizados nos principais aeroportos do país. Cabe à ANAC analisar cada caso e autuar a companhia, se comprovadas as irregularidades.

Operação fim de ano – Aeroportos incluídos

•       Galeão e Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ
•       Congonhas e Guarulhos – São Paulo/SP
•       Viracopos – Campinas/SP
•       Brasília – Distrito Federal
•       Confins – Belo Horizonte/MG
•       Curitiba – São José dos Pinhais/PR
•       Porto Alegre – Porto Alegre/RS
•       Salvador – Salvador/BA
•       Fortaleza – Fortaleza/CE
•       Recife – Pernambuco/PE

Veja aqui os percentuais acumulados de atrasos e cancelamentos dos aeroportos incluídos na Operação Fim de Ano da ANAC:

22/12/2013

Aeroporto % Atraso % Cancelamento
Brasília (DF) 9,3% 1,1%
Campinas (SP) 5,4% 5,4%
Confins(MG) 10,2% 3,9%
Congonhas (SP) 5,4% 7,4%
Curitiba (PR) 4,1% 4,1%
Fortaleza (CE) 6,8% 1,4%
Galeão (RJ) 2,0% 15,8%
Guarulhos (SP) 6,5% 3,5%
Porto Alegre (RS) 3,0% 1,5%
Recife (PE) 7,0% 2,8%
Salvador (BA) 17,3% 3,8%
Santos Dumont (RJ) 2,5% 5,9%

*Acumulado do dia até 22h - Fonte: HSTVoos

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*Publicado em 23/12/2013 às 13h09