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Chuva impacta operações no aeroporto de Brasília

ANAC acompanha prestação de assistência
publicado: 27/12/2013 13h07, última modificação: 23/08/2017 15h37

Brasília, 27 de dezembro de 2013 – Em razão das fortes chuvas desta manhã, o Aeroporto de Brasília operou por instrumentos entre 6h25 e 9h57, com impacto nos horários de pousos e decolagens previstos para o local. Com esse tipo de operação, adotada para manter o nível de segurança das operações, o espaçamento aéreo entre as aeronaves foi ampliado e 13 voos foram alternados para outros aeroportos, dos quais 10 para Goiânia (GO), um para Confins (MG), um para Uberlândia (MG) e um para São José do Rio Preto (SP), e um retornou para o Galeão (RJ). Como consequência das condições meteorológicas, diversos voos sofreram atrasos. Os atrasos vão perdurar ao longo do dia até o restabelecimento da malha, tendo em vista que o transporte aéreo opera em rede.

Fiscais da ANAC acompanham a situação desde o início desta manhã para assegurar a prestação de assistência aos passageiros. A Agência recomenda que os passageiros com embarques previstos pelo Aeroporto de Brasília procurem às companhias aéreas para obter informações acerca de seus voos.

Pela Resolução nº. 141/2010, é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação adequada para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a 4 (quatro) horas. Nos casos de preterição de passageiro por troca de aeronave de capacidade inferior, o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações, além de assegurar o direito a receber assistência material, conforme prevê a Resolução n° 141/2010.

Caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. A Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC) localizados nos principais aeroportos do país. Cabe à ANAC analisar cada caso e autuar a companhia, se comprovadas as irregularidades.



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