Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Aviso de pauta
conteúdo

Aviso

Aviso de pauta

Vistoria da ANAC no Aeroporto de Brasília
publicado: 12/06/2013 09h51, última modificação: 17/08/2017 09h46

Brasília, 12 de junho de 2013 - Diretores e técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizam nesta quarta-feira (12/06) uma inspeção no aeroporto de Brasília. Trata-se da última vistoria nos aeroportos no âmbito da programação de inspeções finais da Agência aos aeródromos das cidades-sede da Copa das Confederações.

O diretor-presidente, Marcelo Guaranys, estará disponível para falar com a imprensa às 14h30, no balcão de informações da área de embarque do aeroporto de Brasília.

As primeiras visitas ocorreram em 06/06 em Guarulhos (SP), Viracopos (SP), que apesar de não serem cidades-sede da Copa, são porta de entrada de turistas e delegações estrangeiras. Ainda no dia 06/06 foram vistoriados os aeroportos de Confins (MG) e Recife (PE). Em 07/06, foi inspecionado o aeroporto de Salvador (BA) e em 11/06 os aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, e Fortaleza, no Ceará. 

O objetivo das últimas vistorias da diretoria da ANAC é fazer a checagem final da preparação desenvolvida ao longo dos últimos quatro meses para o evento, no âmbito do plano do setor para a Copa das Confederações, conduzido pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO), coordenada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR). 

As ações do plano do setor integram o Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil. Ao longo dos últimos dois meses, a CONAERO coordenou diversos exercícios de simulação para recepção de delegações e convidados em todos os aeroportos envolvidos. A SAC também realizou diversas vistorias ao longo dos últimos meses. Consulte aqui outras informações sobre o plano. No escopo desse plano, a ANAC vai realizar a Operação Especial da Copa das Confederações.

Operação Especial da ANAC - Essas visitas precedem a Operação Especial da ANAC para a Copa das Confederações, a maior já desenvolvida pela Agência, com duração de 13/06 a 02/07, nos aeroportos de Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Recife/PE, Salvador/BA, Fortaleza/CE e Rio de Janeiro/RJ, Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em São Paulo. 

Cerca de 220 servidores estarão atuando nesses aeroportos para fiscalizar a prestação do serviço de transporte aéreo de passageiros, bem como prestar informações sobre seus direitos e deveres, e acompanhar as operações aeroportuárias durante o evento. Em alguns aeroportos, o trabalho das equipes será desempenhado 24h, como no Galeão, Guarulhos e Brasília. Nos demais, os turnos acompanharão o horário de funcionamento de cada um deles, entre 7h e 23h.

Treinamentos – A ANAC também ministrou treinamento para voluntários em todas as cidades-sede da Copa das Confederações e em São Paulo, como iniciativa do Ministério dos Esportes. Cinco servidores da Agência foram envolvidos no treinamento, com objetivo de transmitir informações sobre as características do transporte aéreo e os direitos dos passageiros no Brasil. Além disso, a ANAC vai realizar treinamento para servidores da Infraero e das novas concessionárias que administram os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos, concedidos em 2012.

Vistoria ao aeroporto de Brasília
Data: 12/06
Horário para encontro com a Imprensa: 14h30
Local para encontro com a Imprensa: Balcão de Informações da área de embarque
Assessoria de Imprensa da ANAC: (61) 3314-4491/94/93/96/98
Plantão de Imprensa: (61) 9112-8099
E-mail: jornalismo@anac.gov.br
www.anac.gov.br

Assessoria de Imprensa do Aeroporto de Brasília: (61) 3214-6134 (Ana Mathias)