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ANAC segue acompanhando a situação dos aeroportos do País

Percentual acumulado de atrasos do dia é de 15,1%
publicado: 21/12/2013 17h59, última modificação: 23/08/2017 15h01

Brasília, 21 de dezembro de 2013 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) continua monitorando a situação dos voos e a prestação do serviço de transporte aéreo em todos os aeroportos do País no dia de hoje (21/12). No acumulado do dia até o momento, o percentual de atrasos foi de 15,1% e o de cancelamentos 4,1% . Nas últimas duas horas (14h às 16h), o percentual médio de atrasos em todos os aeroportos brasileiros foi de 10,6% e o de cancelamentos 3,4% .

A Agência ainda esclarece que, para uma correta percepção do passageiro, deve-se considerar a informação atualizada e não o acumulado do dia, por se tratar dos dados que demonstram a prestação do serviço de transporte aéreo naquele momento em cada aeroporto. O relatório de acompanhamento dos voos é produzido com base nos percentuais de atrasos de voos com mais de 30 e 60 minutos em relação ao seu horário de partida. Os dados são computados e divulgados hora a hora pelos operadores aeroportuários e encaminhados para a ANAC. A Agência monitora esses percentuais diariamente e acompanha a prestação de serviço ao passageiro por meio da Operação de Fim de Ano, que está ocorrendo desde o dia 13/12. Nesta operação, 315 servidores trabalham em turnos até o dia 13/01 para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros nos 12 principais aeroportos do País. Em Brasília, Guarulhos e Galeão, a fiscalização é feita 24h.

As principais companhias aéreas apresentaram à ANAC os planos de contingência para essa época do ano. Cada empresa elabora o seu plano, de acordo com suas características, e firmam diversos compromissos, como: a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, aeronaves reserva disponíveis, o aumento no efetivo de tripulação, o remanejamento das manutenções programadas nas aeronaves e o reforço no treinamento das equipes de solo. A Agência também possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC) localizados nos principais aeroportos do país. Cabe à ANAC analisar cada caso e autuar a companhia, se comprovadas as irregularidades.

Operação fim de ano – Aeroportos incluídos

•       Galeão e Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ
•       Congonhas e Guarulhos – São Paulo/SP
•       Viracopos – Campinas/SP
•       Brasília – Distrito Federal
•       Confins – Belo Horizonte/MG
•       Curitiba – São José dos Pinhais/PR
•       Porto Alegre – Porto Alegre/RS
•       Salvador – Salvador/BA
•       Fortaleza – Fortaleza/CE
•       Recife – Pernambuco/PE

Veja aqui os percentuais acumulados de atrasos e cancelamentos dos aeroportos incluídos na Operação Fim de Ano da ANAC:

AEROPORTO

ATRASOS %

CANCELAMENTOS %

Brasília (DF)

26,3%

0%

Confins (MG)

10,6%

4,6%

Congonhas (SP)

14%

5,8%

Curitiba (PR)

8,8%

8,8%

Fortaleza (CE)

22,4%

2%

Galeão (RJ)

13,5%

7,3%

Guarulhos (SP)

11,9%

4,5%

Porto Alegre (RS)

16,9%

1,7%

Recife (PE)

15,3%

3,4%

Salvador (BA)

9%

6,6%

Santos Dumont (RJ)

5,1%

12,7%

Viracopos (SP)

5%

3%

*Acumulado do dia até 16h - Fonte: HSTVoos

 

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