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ANAC divulga monitoramento de atrasos e cancelamentos

Operações especiais terão divulgação diária dos percentuais
publicado: 24/12/2013 14h00, última modificação: 23/08/2017 15h12

Brasília, 24 de dezembro de 2013 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulga de hoje (24/12) à 13/01, sempre às 13h e às 19h, os relatórios de monitoramento dos percentuais de atrasos e cancelamentos dos aeroportos contemplados pela Operação Fim de Ano 2013. Iniciada no dia 20/12, a divulgação dos dados de atrasos e cancelamentos durante o período da operação será repetida durante as demais operações especiais da Agência, como a Operação Copa do Mundo 2014. O objetivo da divulgação é facilitar o acesso ao monitoramento para a sociedade e veículos de imprensa, bem como consolidar os percentuais de todos os aeroportos incluídos nas operações. O endereço para acesso dos relatórios é http://www2.anac.gov.br/anac/operacao_atraso_cancelamento.asp .

O relatório de acompanhamento dos voos é produzido com base nos percentuais de atrasos de voos com mais de 30 e 60 minutos em relação ao seu horário de partida. Os dados são computados e divulgados hora a hora pelos operadores aeroportuários e encaminhados para a ANAC. A Agência monitora esses percentuais diariamente e acompanha a prestação de serviço ao passageiro por meio da Operação de Fim de Ano, que está ocorrendo desde o dia 13/12. Nesta operação, 315 servidores trabalham em turnos até o dia 13/01 para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros nos 12 principais aeroportos do País. Em Brasília, Guarulhos e Galeão, a fiscalização é feita 24h.

As principais companhias aéreas apresentaram à ANAC os planos de contingência para essa época do ano. Cada empresa elabora o seu plano, de acordo com suas características, e firmam diversos compromissos, como: a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, aeronaves reserva disponíveis, o aumento no efetivo de tripulação, o remanejamento das manutenções programadas nas aeronaves e o reforço no treinamento das equipes de solo. A Agência também possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC) localizados nos principais aeroportos do país. Cabe à ANAC analisar cada caso e autuar a companhia, se comprovadas as irregularidades.

 

Operação fim de ano – Aeroportos incluídos

 •       Galeão e Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ

•       Congonhas e Guarulhos – São Paulo/SP

•       Viracopos – Campinas/SP

•       Brasília – Distrito Federal

•       Confins – Belo Horizonte/MG

•       Curitiba – São José dos Pinhais/PR

•       Porto Alegre – Porto Alegre/RS

•       Salvador – Salvador/BA

•       Fortaleza – Fortaleza/CE

•       Recife – Pernambuco/PE

 

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